Sinopse do curso - Aprendizado e Liberdade



Estou de férias e meu objetivo nesse período de descanso será filmar e editar um curso que eu darei em 2017.
Ficarei muito realizado se conseguir cumprir essa tarefa até voltar pra São Paulo dia 10/1/2017.
Ministrar, filmar e editar sozinho é a realização de um aprendizado que venho desenvolvendo desde que voltei da Índia em janeiro desse ano.
Os aprendizados de 2016 foram multilaterais e fizeram em me sentir muito satisfeito com esse ano (que tanta gente reclamou). Alguns dos aprendizados vou conseguir relatar aqui, outros são subjetivos e não caberão nas palavras.

Em 2016 decidi que aprenderia inglês
Sempre tive dificuldade com inglês. Por motivos óbvios, não conseguir captar informações em inglês dificulta, e em muitos casos impede, o acesso a uma quantidade enorme de informações.
Claro que não existe milagre em aprendizado e ainda possuo lacunas gigantes no inglês. Por outro lado, em menos de um ano sai do nível de ter dificuldade de comunicação nas viagens ao nível de ver séries com legendas em inglês e o mais importante, conseguir aprender sobre assuntos variados em inglês.
Esse ano também me dediquei a Literatura fazendo um curso on-line com um escritor que eu gosto chamado Fábio Barreto. O curso ensinava técnicas práticas de escrita e tinha como objetivo que cada aluno escrevesse um romance durante o curso. Por incrível que pareça, eu terminei um romance de 150 páginas. Foi uma realização pessoal terminar um livro inteiro. Depois do curso, contratei o Fábio para ele analisar meu texto. Ele fez breves elogios, e apontou muitas falhas graves no texto. Falhas que podem ser corrigidas, mas seria preciso pelo menos mais uns 6 meses, dormindo com o texto e melhorando os personagens diariamente para que ficasse um livro publicável. Não desisti do projeto, acho que ali tem uma história boa, mas por uma questão de prioridades, não consegui continuar esse projeto. Mas se você tiver interesse de ler o livro, me escreva que eu mando ele para você.
Em agosto comecei outro curso online, agora de videos com o Michael Oliveira. Um professor de vídeos. Até a viagem da Índia, eu nunca havia usado uma máquina fotográfica. Desde que comecei a viagem, sempre usei o celular e nunca me interessei muito por fotografia. Mesmo na Índia, a máquina ficou o tempo todo no automático e quem fez as melhores fotos foi o Bharat, meu guia nos Himalayas. Só que comecei a perceber que a única forma que eu tinha para passar uma mensagem era entendendo de vídeos e eu não teria $ para bancar alguém para filmar todas as ideias que eu tenho. Me inscrevi nesse curso que ensina todas as etapas na produção de um vídeo - iluminação, audio, equipamentos, gravação e edição. Não aprofunda a edição, mas dá uma base.
Comecei a usar o programa de edição Adobe Premier em setembro desse ano e como eu preciso aprender a operá-lo me inscrevi numa escola de tecnologia online onde há cursos sobre vários programas. Na Alura, aprimorei a edição e estou estudando outros programas de edição gráfica como o Ilustrator e o Photoshop.
Fiz outros cursos online ao longo do ano, mas acho que esses me trouxeram até esse curso que vou chamar de Aprendizado e Liberdade.

O curso pretende ajudar pessoas curiosas como eu a aprender mais facilmente e aplicar o que aprenderam com mais efetividade.

Por que Liberdade no nome do curso?
1o uma homenagem ao grandíssimo Mircea Eliade e seu livro Yoga, Imortalidade e Liberdade.
O que significa Liberdade no livro de Mircea Eliade? Um homem que libertou-se dos condicionamentos e vive uma vida espelhada na consciência.
Liberdade para mim também é conseguir ser quem você já sabe que é. Também não acredito que se consiga chegar a plenitude nisso. Sempre teremos influências, mas quanto mais consigo ver os condicionamentos em mim, mas posso escolher aqueles que refletem mais quem eu sou.
Aquela frase clichê (e por isso possivelmente verdadeira) disciplina é liberdade.
Ela é verdadeira em termos, porque se a disciplina não envolver aprendizado, ela não vai aumentar a liberdade necessariamente. O aprendizado, esse sim liberta.


O que impede você de aprender tudo o que deseja?


O curso vai começar mostrando que temos crenças muito arraigadas que dificultam todo tipo de aprendizagem. As principais crenças que eram minhas, mas que também podem ser de muita gente são:

1a crença - A mente tem um limite de armazenamento
Essa crença torna os curiosos temerosos e os preguiçosos tem a desculpa perfeita para não aprender.

Realidade - pesquisas da Neurociência estimam que para a memória humana se esgotar a pessoa precisaria estudar 12h por dia durante 80 anos.

2a crença - A especialização é a única maneira de se chegar a excelência
Realidade - No curso abordarei um conceito de aprendizado chamado chunks, que significa pedaços. Esse conceito mostra que quanto mais aprendizados diversos você possui, mais facilidade terá aprender outras coisas.

3a crença - Princípio de conservação de energia dificulta a aprendizagem
Realidade - O cérebro tem como função principal evitar a morte e qualquer desperdício de energia, pode significar morte. Todo novo aprendizado é visto pelo cérebro como um gasto de energia, logo algo que deve ser evitado. Assim como o corpo gera desconforto quando nos movimentamos, o cérebro não gosta de muito pensamento concentrado em coisas novas. Isto é uma realidade e no curso vamos ver algumas forma de driblar essa força do cérebro.

4a crença - Só gênios conseguem aprender rapidamente
Realidade - Eu não acredito em genialidade como um poder paranormal. Eu acho que qualquer um poder ser excelente em todas as coisas, o único impedimento real para isso é o tempo. O conceito que temos de gênios se deve a alguns fatores bem mais práticos do que uma dádiva que atinge poucos sortudos. Um dos pontos da genialidade é que aquela habilidade específica tem que acontecer num determinado momento histórico e numa determinada região. Se Mozart tivesse nascido no interior da Bolívia hoje em dia, com a mesma capacidade que tinha em Viena no século XVIII seria considerado gênio?
Bill Gates é realmente mais inteligente que você, ou ele teve o privilégio de estímulos na infância, época em que o aprendizado é mais intenso e possibilita melhor assimilação, e depois passou anos programando em supercomputadores que as pessoas comuns não tinham acesso e quando os softwares começaram a fazer sucesso ele já tinha anos de programação em supermáquinas antes de todo mundo?

Não há mérito no mundo?
Sou um fã declarado da meritocracia e acho o trabalho que Bill Gates fez e ainda faz algo digno de cada centavo que ele tem na conta e de cada aplauso que já recebeu.
O que vou tentar ajudar as pessoas a fazer é vencer essa ideia que o mundo é de poucos gênios sortudos.
A capacidade está em todos nós.
Claro que não largamos do mesmo ponto. Os estímulos iniciais dado a uma criança são marcas muito fortes, pois na infância, como o cérebro ainda não entendeu bem as coisas, se apega aos primeiros ensinamentos fortemente na tentativa de continuar sobrevivendo. Isso afeta muito cada um de nós, mas não é irreversível.

O que impede um lavrador do nordestino a escrever igual a Proust?
Exatamente igual ao Proust, ninguém vai conseguir, pois cada pessoa recebe estímulos que são irreplicáveis e a obra de Proust mostra isso. Agora, o que impede qualquer um de aprender algo importante? Somente, o tempo e a vontade. Só isso. A vontade, depende de você, na economia de tempo é o que me proponho a ajudar.












Comentários

Postagens mais visitadas