Sandor Marai - o encontro em Budapeste

As quintas-feiras tem sido meu dia favorito das postagens no Instagram. A ideia do #tBT, tem me feito, através da escrita e das imagens, reviver momentos importantes da minha biografia. 
Essa foto é de dezembro de 2012, auge do inverno húngaro. Desembarquei em Budapeste sem saber praticamente nada da cidade. A única imagem que eu tinha na cabeça era a cena que abre o filme baseado no livro de Chico Buarque - Budapeste - um dorso gigantesco, acho que era de Stálin, sendo transportado pelo Rio Danúbio. 
Nos dias que fiquei, acabei descobrindo que Budapeste é uma das cidades mais lindas da Europa (na minha opinião só perde para Paris), mas eu estava lá sozinho por outro motivo - SandorMarai. 
Desde que a Tati me apresentou esse escritor eu, meio que fanaticamente como faço muitas vezes, comecei a ler tudo o que havia de Sandor Marai em português, depois li alguns em espanhol. Marai se tornou uma fascinação na minha vida e eu queria entender um pouco mais o ambiente em que ele vivia. 
Acabei descobrindo, também por lá mesmo, que Marai não era uma celebridade em seu país. Ele foi expulso da Húngria pelo regime comunista, morou muito tempo nos EUA e só foi ser republicado na década de 90. E isso tornou um pouco difícil de descobrir uma estátua do escritor. Ainda não existia essa sofisticação do GoogleMaps e perguntando por algo quase ninguém sabia. 
Quando encontrei a pequena estátua escondida no subúrbio de BudaPeste foi uma grande felicidade. O rapaz que passava na rua achou um tanto estranho eu bater foto ao lado daquela estátua. De verdade, se ele não leu Marai, não entenderá. 

Comentários

Postagens mais visitadas