MINHAS EXPECTATIVAS PARA O SEGUNDO IRONMAN

Um ciclo chega ao fim! Foi mais um ano de continuidade no treinamento desde que cruzei a linha de chegada do IronMan em 2014.

Acredito que o segundo IronMan seja mais difícil que o primeiro. No primeiro, você tem muito medo da prova (especialmente no meu caso que não tinha feito nenhuma prova de triathlon anteriormente) e esse sentimento bem ou mal, estimula sua disciplina. Você faz tudo e mais um pouco do que te pedem. Já no segundo, tem ideia do tamanho do esforço, já encarou o monstro e sabe que ele não tem sete cabeças e isso te deixa mais relaxado para os treinos. Por outro lado, embora você já tenha uma estrutura muscular mais calejada, esses mesmos músculos acumularam um ano a mais de tensão e o risco de lesão é maior. Acredito que nesta área eu tenha feito um bom trabalho apenas com Yôga, não fiz nada complementar como musculação ou funcional. As técnicas do Yoga, através de exercícios de isometria geram um fortalecimento profundo na musculatura que protege das lesões e ao mesmo tempo, os alongamentos vão desfazendo a tensão que os músculos acumulam. Nesses dois anos treinando de 15 a 20 horas por semana, eu não tive nenhuma lesão e ponho isso na conta do Yoga.

Agora o grande desafio é psicológico. O IronMan é um ambiente recheado de pessoas bem-sucedidas em suas vidas profissionais, a maior parte delas com o ego bem acima da média. Só gente com muita auto-confiança pode olhar um desafio de nadar 3,8km, pedalar 180km e correr 42km e pensar "se eu quiser eu termino". Não considero o ego algo ruim nesse caso, pois sem ele ninguém faria uma prova desta magnitude. O problema é a armadilha que ele arma.



Onde há ego há competitividade e aí que entra o perigo do segundo IronMan. No primeiro, o principal objetivo de quase todos os estreantes é terminar. Você até tem uma meta de tempo, mas como fez treinos de no máximo 6hs, não tem muita certeza que pode aguentar até o final. No segundo, você tende a entrar numa paranoia de tempo e saber a cada km que velocidade e que distância você deveria estar. Mas num IronMan, não há como fugir da realidade e nisso o ego atrapalha. Você tem um nível de condicionamento para fazer a prova, se seu ego fizer você achar que o seu nível é maior, a prova mostrará isso e fará que seu tempo seja pior do que que poderia. Não há como escapar, tem que aceitar a realidade. Para quem nunca fez esse tipo de treinamento pode ler isso e achar uma grande bobagem e não entender como nós atletas não nos contentamos em simplesmente terminar. Entretanto, o ambiente de IronMan cobra melhoria, ninguém quer treinar um ano e fazer um tempo pior que o ano anterior, todos querem baixar seus tempos e é isso que me preocupa esse ano. Ano passado fiz uma prova muito boa, beirando a perfeição, não errei pace (como chamamos o ritmo da velocidade) não caminhei, terminei bem fisicamente e com um excelente tempo para um primeiro Iron (10h 46min).

Nesse ano estou no grupo do risco. Não posso entrar em competitividade com companheiros de treino, isso é tranquilo, sei que estou fazendo a prova para mim e não para vencer alguém, mas essa tentação existe. Não posso deixar meu ego me enganar e querer provar que sou melhor do que realmente sou. Entretanto, se eu não arriscar um pouco não conseguirei baixar o meu tempo do ano passado. O trabalho interno para que tudo isso seja bem administrado durante a prova é bastante difícil, mas estou confiante de que se as condições climáticas estiverem iguais as de 2014 conseguirei cruzar a linha de chegada abaixo de 10h 30min. Agora é esperar para ver se meu ago não está me enganando.


  






Comentários

Postagens mais visitadas