OS 7 CUMES E EU SÓ QUERIA UM

Eu escrevi neste texto que todos temos condições de alcançar grandes objetivos. Metas que hoje parecem muito distantes, começam a se aproximar de nós à medida que vamos conquistando objetivos menores, que vão nos dando confiança, no meio do caminho, conhecemos pessoas que já conquistaram o que sonhamos e quando menos se espera... chegamos lá.
Acho que assim como todo o corredor ou ciclista almeja, mesmo que distantemente fazer um Ironman, todo aventureiro que se preze tem o desejo de escalar o Everest e de dar a volta ao mundo de barco. Pois bem, o problema é que tanto alpinismo quanto a navegação são como a agricultura. Você planta na época certa, usa as melhores sementes, o melhor adubo e aí... vem uma geada fora de hora e acaba com sua produção. O triathlon depende basicamente de você. Se treinar certo e estiver bem preparado a chance que algo dê muito errado no dia da prova é mínima. Os esportes de aventura implicam risco, e se não fosse isso, não teriam esse nome. O problema é o tamanho desse risco, pois quanto maior o desafio, maior o perigo.
Hoje tive o privilégio de conhecer, Carlos Santalena, um ícone do alpinismo. Santalena foi o mais jovem sul americano a alcançar o pico do Everest e no final do ano passado sagrou-se o primeiro brasileiro a escalar os 7 cumes do mundo. Os 7 cumes é um projeto de chegar aos mais altos picos de cada continente, a saber, por nível de dificuldade:
1. Kilimanjaro, 5.895m, Tanzania - Africa
2. Elbrus, 5.642m, Russia - Europa
3. Aconcágua, 6.962m, Argentina - América do Sul
4. Carstenzs, 4.884m, Nova Guiné, Indonésia - Oceania
5. Vinson, 4.892m, Antartica - Antartica
6. McKinley, 6.194m, Alaska - América do Norte
7. Everest, 8.848m Nepal - Asia
Ouvi-lo contando sobre as aventuras em cada um deles, é algo que mexe com você e que mostra que o os riscos valem a pena serem vividos. Não tem como aquelas histórias não acordarem o aventureiro que está dentro de cada um de nós e o fazer se questionar "por onde eu começo?"
Carlos disse coisas que eu já imaginava e que me fizeram acreditar que o Everest pode ser alcançado. "Se você estiver bem preparado, o risco não é tão grande. Boa parte dos acidentes que acontecem são com pessoas destreinadas, que não fizeram preparação em outras montanhas e que chegam lá sem nunca ter usado uma bota ou sem saber nada sobre escalada. Se você estiver bem preparado você conseguirá, você é humano como eu, e todos tem condições de chegar ao topo do mundo. É algo que merecemos."
        

Eu e meu amigo Joaquim Roxo sendo instigados pelo mestre

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas