IV DIA - CICLISMO E UM AMIGO COACH

Hoje aconteceu o simpósio da prova, que expõe todas as regras que deverão ser respeitadas no domingo, o que pode e o que não se pode fazer, onde haverá pontos de hidratação, banheiros e outros detalhes técnicos. Dentre todas as regras do triathlon, a única polêmica é a regra do vácuo. Para quem não pedala é quase impossível imaginar a diferença que faz ter alguém alguns centímetros à sua frente quebrando a resistência do vento para você. Estudos dizem que em pelotões maiores essa diferença pode chegar a 30%, o que é uma diferença abissal. Imagine que você faz força para pedalar a 30km/h mas anda a 39%, no percurso de 180km que você demoraria 6h, se pegasse vácuo o tempo todo levaria 4h36min, claro que na prática nada é tão preciso assim, mas o exemplo é só para se ter uma idéia da diferença que isso faz. Em provas de ciclismo de estrada ou montanha, o vácuo é permitido, mas no triathlon não, e isso gera muita polêmica, pois há regras de ultrapassagem que por 20 segundos você pode ficar atrás do adversário, então imagine a dificuldade para se arbitrar isso em 180km com duas mil pessoas pedalando ao mesmo tempo.
Algumas pessoas me perguntam quanto tempo deve-se dedicar para um Ironman e como esse treino funciona. Como falei no texto anterior eu já fazia alguns esportes antes e completei 4 maratonas nos últimos 5 anos. Comecei a treinar especificamente para esta prova há um ano. O treino envolve 6 dias por semana, um é off. Nesses 6 dias, às segundas e quartas eu corria na esteira, terças e quintas (começando 5h da manhã) pedalava, às sextas fazia os treinos longos de corrida no parque Ibirapuera, aos sábados pedalava os longos de bike na USP e muitas vezes com transição (pedal e corrida) além disso dentro dos seis dias da semana distribuía Yôga e Crossfit de 3 a 4x. O treino toma em média 20horas por semana (nos meses que antecedem a prova um pouco mais). O atleta nunca sabe exatamente o quanto deve se esforçar, pois na lógica - quanto mais esforço, mais evolução, mas na prática, se você se esforçar demais irá se lesionar e isso pode estragar todo o seu planejamento. Então deve-se sempre pensar que treino é treino e jogo é jogo e respeitar as orientações do seu coach.
Para quem deseja fazer uma prova como essa é indispensável que entre em uma assessoria esportiva. Lá eles irão montar o cronograma de treinos e seguir seus passos. Embora eu tenha um técnico que monta a minha planilha, com quem eu mais aprendi sobre o triathlon foi com um colega de treinos.
O Davi me ensinou quase tudo o que sei hoje sobre treinos, alimentação, equipamentos e provas. Nos conhecemos por acaso durante um treino e nos tornamos amigos no ato. O Davi já fez dois Irons no tempo em que os amadores não faziam idéia de como treinar para um Ironman (o treino mais longo que ele fazia era 100km de pedal e nunca treinava transições) eles comiam bolachas, bebiam no máximo um suco, enfim, naquele tempo a coisa era muito mais difícil. Ele parou de treinar, engordou alguns quilos e por incentivo da irmã voltou a treinar para a prova deste ano. Eu tive muita sorte, pois ele conseguiu me passar boa parte da sua experiência e isso fez eu evoluir muito.  Davi teve um problema na cabeça do fêmur e parou de correr há três meses, isso nunca o abalou. Eu me colocava no lugar dele e não tinha dúvidas que sem correr eu teria desistido da prova, mas ele não, manteve-se firme, apenas pedalando e nadando e somente na semana passada fez um longo de corrida e se sentiu confiante. Acabei de encontrá-lo na rua enquanto pedalava e ele estava bastante pálido, me disse que pegou uma infecção estomacal e que há 3 dias não sai do quarto. Disse que se continuar assim não conseguirá fazer a prova. Isso me deixou bastante triste, mas tenho certeza que ele tem uma força mental insuperável e que no domingo estaremos lado a lado na largada.



    

Comentários

  1. Howdy I am so glad I found your weblog, I really found you by error, while I was browsing on Yahoo
    for something else, Anyways I am here now and would just like to say cheers for a fantastic post and a all
    round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read it all at the moment but I
    have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I
    will be back to read much more, Please do keep up the fantastic work.


    my site ... Czosnek niedźwiedzi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas