Sobre o que escrever


Abri essa página sem saber exatamente o que escrever, lembrei de uma frase do Pondé "o caráter de alguém que escreve é medido pela ausência de desejo de agradar a quem lê." e o Pondé + esse tema de não saber o que escrever me lembrou o Gregório Duvivier, pois toda segunda-feira eu leio a coluna dos dois em seqüência na Folha de SP e tenho a impressão que o segundo sempre começa os textos sem ter a mínima noção do que vai falar (muitas vezes se mantém assim o tempo todo). O fato é que já escrevi sobre isso, mas sempre vale repetir, vontade de escrever não é algo que vem sempre, e quando aparece temos que aproveitar ao máximo, no entanto escrever é como um exercício físico, quando você não está praticando a vontade não vem nunca e a inércia parece impossível de ser vencida - precisa-se de um empurrãozinho. No esporte, isso é um pouco mais simples, pois alguém pode convidá-lo para fazer junto, já no ofício da escrita, isso é quase impossível de acontecer "e aí Daniel? Tudo bem? Esse sábado vou passar na sua casa para a gente sentar e escrever juntos. Final de tarde pode ser?"

O que há algum tempo venho pensando em - qual o papel da Cultura na vida de uma pessoa?
Isso poderia gerar uma digressão quase interminável, mas não pretendo me estender muito (comece aos poucos diz a sabedoria da Ed. Física). A resposta pode parecer óbvia - a cultura serve para nos aprimorar como seres humanos. Ok, mas o que dizer dos nazistas que queimavam judeus ouvindo Bach, ou do personagem de Estrela Distante de Roberto Bolaño que escrevia poesia impecáveis, fazia movimentos literários e enforcava crianças "em nome da Arte". Então, como podemos ver, a resposta não é tão simples quanto parece e já que estamos falando tanto de exercícios físicos, pode-se estabelecer uma comparação - exercitar-se faz bem? Claro, seria a primeira resposta. Indo mais a fundo - e os radicais livres? E todas as lesões que o esporte gera? E o envelhecimento prematuro dos grandes atletas? Infelizmente, ou felizmente, as respostas fáceis são mais aparentes, mas não necessariamente as verdadeiras.

Voltando ao tema da Cultura, apesar desses pesares, não há como negar que a Cultura amplia nossa visão de mundo, arregaça nossos cabrestos. Só por isso já valeria a pena a dedicação de algumas horas de leituras, uma visita semanal a exposições, escutar música mais refinada por alguns minutos, mesmo que não lhe agrade ao primeiro instante. A Cultura faz com que entendamos mais sobre nós mesmos a partir das histórias dos outros, e mais uma vez, isso vale todo esforço. Foi Gilberto Gil que um dia falo "O conhecimento é da educação, mas o autoconhecimento vem da Cultura."

A Arte é a cereja na ponta do bolo, a parte que quase ninguém gosta de comer, mas sem a qual o doce parece perder todo seu significado e brilho, são os desenhos que os homens das cavernas faziam na ponta de suas flechas, mesmo sabendo que aquilo não mudaria em nada o desempenho da arma e que a usariam uma vez e nunca mais a veriam. Enfim a Cultura é o que pode fazer a gente perceber que existe algo a mais do que os sentidos captam, o inexplicável, o indizível que a Literatura transforma em palavras, o que falta para um mundo de apenas nascer, comer, multiplicar e morrer.  

Comentários

Postagens mais visitadas