I amSTERDAM

"These two—reason and freedom—are corollaries, and their relationship is reciprocal: when men are rational, freedom wins; when men are free, reason wins."Ayn Rand

Achar que Amsterdam é o lugar da Red Light e dos Coffeeshops é restringir a grandeza deste local ao que há de mais baixo na cidade. Acima de tudo, Amsterdam é um exemplo de como a liberdade é, de fato, a melhor maneira para se conduzir uma sociedade.

Tendo a liberdade como condição sine qua non, (para tirar um qualquer carga reacionária do meu comentário a seguir) acho que esses dois lugares-comuns mais prejudicam do que ajudam a cidade, apesar de achar que devem existir pela liberdade de expressão, entretanto, o tipo de pessoa que vem para cá com o fim de apreciá-los é o turista mais tosco possível, que deixa de lado toda a gama de museus, parques, galerias para apreciar apenas a obviedade. Mas já que tem que falar dos esteriótipos vamos a eles - há sempre uma grande influência das expectativas em relação às nossas impressões finais. Eu achava que os tão falados coffeeshops seriam locais charmosos com pessoas descoladas. Entretanto, maconheiros geralmente são desleixados e isso se reflete no ambiente destes estabelecimentos, os coffeeshops são por isso, a cara de seus donos. Há além disso um clima de melancolia, parecendo que todos os presentes foram afogar as mágoas de um relacionamento que acabou de terminar. Já a Red Light eu imaginava como um lugar undreground onde poucos aventureiros escolhiam suas amantes de uma noite - a realidade são excursões de moleques bêbados que param na frente das cabines e ficam rindo das moças que estão ali fazendo seus trabalhos. Chega a dar vergonha por eles.

A parte disso, a cidade é encantadora, essa sensação de liberdade no ar apaixona a todos que a tem esse valor como um princípio de vida.

Comentários

  1. Alem dos adolescentes bebados a Red Light eh muito pesada, com venda de drogas mais pesadas que a maconha. Clima pesado mesmo! Mas tirando isso Amsterdan eh linda ne? Que delicia de viagem, pra onde mais vc vai? Bjs!
    P.s: vc digitou urderground com o a mais depois do g.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Má. Obrigado pela correção. Segunda de manhã vou para Insbruck esquiar e depois Budapeste!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas