BICICLETAS POR TUDO


Sabe quando você começa a pensar numa coisa e coincidências relacionadas a ela vão aparecendo? E aí você nunca sabe se aquilo tudo sempre esteve ali e você não percebia ou se de fato começaram a acontecer junto com sua descoberta.
Pois bem, é isto que está ocorrendo comigo em relação à bicicleta. Após usar e me encantar por este meio de transporte na viagem que fiz à Londres e Paris (ambas as cidades possuem um sistema com o qual você pode alugar uma bicicleta a um preço irrisório e devolvê-la em qualquer parte onde aja um posto destes), voltei para São Paulo perplexo de como uma forma tão inteligente de deslocamento não é devidamente aproveitada no nosso país, especialmente em cidades com trânsito tão caótico como São Paulo.
Com certa indignação, publiquei estas frases no meu Twitter @danieldenardi :
- O ciclista deveria ser venerado pelos motoristas e não desrespeitado. Ele é a solução e não o problema do trânsito.
- O ciclista ainda é visto como o estorvo do trânsito. No entanto, boa parte da solução dos engarrafamentos passa pelo uso de mais bicicletas.
- Quem buzina para ciclistas deveria ser obrigado a comprar uma passagem para a Europa para aprender um pouco de educação.


David Byrne foi à FLIP para vender a mesma ideia (e também seu livro Diário de Bicicletas - Editora: Amarillys) e apresentou projetos de sucesso em diferentes partes do mundo. O líder do Talking Heads também falou sobre o quanto vias rápidas dentro de cidades afastam as pessoas do convívio social e dificultam o comércio. Há muitas metrópoles fazendo modificações arquitetônicas para que as pessoas caminhem mais pelas ruas e consequentemente interajam mais com as lojas. A bicicleta tem outra grande vantagem, que também menciono no vídeo abaixo que fiz das minhas voltas por Londres, pois com ela pode-se parar a qualquer momento e ver coisas em detalhes que de carro você jamais perceberia.
Para finalizar, neste mês de julho a Revista Trip, estampou a bicicleta em sua capa e trouxe o debate à tona, inclusive com opiniões do próprio Byrne que passou por São Paulo e também fez seus passeios por aqui. Enfim, o respeito e o estímulo ao ciclismo são imprescindíveis para a melhoria da nossa qualidade de vida e do tráfego das grandes cidades.  

Comentários

  1. Dani, mas em Londres tem as pistas exclusivas para bicicletas, em Sao Paulo tambem tem, mas so abre aos domingos (?!), em Paris as ruas sao mais largas, mas ja vi motorista xingando o ciclista...
    Sou super a favor da bicicleta como meio de transporte mas em Sao Paulo me sinto muito insegura em ser ciclista com todos esses casos de atropelamentos e o desrepeito. De qualquer forma é importante colocar o assunto em discussão para quem sabe enquanto a prefeitura nao se mobilizar em fazer mais pistas para bicicleta e deixar as que ja existem disponiveis todos os dias, pelo menos que os motoristas respeitem mais.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Daniel,
    Concordo que é mto bom ter ciclistas e que teria que ter cada vez mais ciclistas!É saudável, libera o trânsito e não poluem.
    Por outro lado em outros países que essa cultura já está absorvida pelas pessoas até mesmo os ciclistas possuem suas regras a seguir num é apenas pegar sua bike e sair pedalando, eles precisam ter espelhos e buzinas e não andam na contra mão, alguns lugares são regados à ciclovias, outros que em grandes avenidas as bikes vão para calçada e ai precisam buzinar para os pedestres avisando que estão passando... Tudo com regras sempre, em alguns países existem até multa para os ciclistas como na Austrália. Acredito que no Brasil o que realmente falta é reconhecer que os ciclistas estão nas ruas e precisam de ter seus direitos e obrigações estabelecidos e respeitados.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa tuas colocações e frases. (revista LEVEL edição.07)

    Gostaria de complementar;

    "Andar de Bicicleta não é perigoso, perigoso é como se permite dirigir motorizados em nossas ruas."
    Sim a Bicicleta é um veículo (Art.96 do CTB) e deve obedecer as mesmas regras de trânsito que um automotor, mas tem total preferência e prioridade sobre o motorizado.
    Os automotores devem RESPEITAR o ciclista a sua frente!
    "Cidades com maior número de Bicicletas, apresentam uma melhor qualidade de vida." (FATO)

    Aqui em Floripa a PMF está trabalhando para implantar as Bicicletas de aluguel, o FloriBike, espero que saiam agora em 2012.

    Cicloabraços,
    Daniel Costa - Presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis-ViaCiclo

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente aqui as coisas são diferentes, não temos a mesma cultura "da bike". Concordo com a Paulinha Seixas... Nos outros países existem regras também para os ciclistas e são muito respeitadas.Tem muita coisa pra ser mudada, não adianta simplesmente sinalizar uma ciclofaixa, colocar uma pessoa a cada esquina para ajudar a sinalizar. Estão tratando como se fosse puro lazer, enquanto nos outros países é tratado como opção de transporte.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente aqui as coisas são diferentes, não temos a mesma cultura "da bike". Concordo com a Paulinha Seixas... Nos outros países existem regras também para os ciclistas e são muito respeitadas.Tem muita coisa pra ser mudada, não adianta simplesmente sinalizar uma ciclofaixa, colocar uma pessoa a cada esquina para ajudar a sinalizar. Estão tratando como se fosse puro lazer, enquanto nos outros países é tratado como opção de transporte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas