XXIII FÓRUM DA LIBERDADE


Não foram poucos os empresários e políticos que subiram ao palco do XXIII Fórum da Liberdade que aconteceu em Porto Alegre na semana passada e que disseram que aquele era o maior evento desta natureza que eles já haviam participado. Não estamos falando de palestrantes inexpressivos que tentam animar platéias com fórmulas motivacionais. Estavam ali presentes empresários e políticos de relevância mundial como Carlos Ghosn da Nissan, David Neeleman da Jet Blue, Jorge Johannpeter da Gerdau, Armínio Fraga ex-presidente do Banco Central, Henrique Meireles atual presidente do Banco Central, Jorge Quiroga ex-Presidente da Bolívia, Fernando Henrique Cardoso e outros.



O Fórum deste ano inspirou-se num ciclo de palestras que o intelectual liberal Ludwing Von Misses ministrou na Universidade de Buenos Ayres em 1959 após Peron ter deixado a economia argentina em frangalhos. Von Misses explanou sobre 6 temas que igualmente foram as pautas do evento de Porto Alegre: Capitalismo, Socialismo, Inflação, Intervencionismo, Investimento Estrangeiro e Políticas/Idéias.

Tive orgulho de ver FHC na última palestra do evento dando uma aula magna sobre a liberdade. Começou dizendo que estava lendo um livro de uma nigeriana que conta uma história com pessoas da classe média do seu país. A autora foi questinada nos EUA pelo fato de ser da Nigéria deveria escrever sobre pobreza. Conhecemos bem esta história! Explicou que se temos um conhecimento limitado iremos julgar sob uma ótica também limitada. Em seguida Fernando Henrique pulou para Maquiável dizendo que ou nós organizamos a sociedade ou prevalece a anarquia. Naturalmente existe anarquia, a democracia é que tem que ser construída. Sendo assim, contou que Joaquim Nabuco que era um monarquista e abolicista ao viajar para a Inglaterra e depois para os EUA observou que lá independentemente de serem duques ou mordomos, perante a lei todos eram iguais. E foi assim que FHC concluiu. De nada adianta obtermos apenas crescimento econômico, isto é visão limitadora, a mesma que a americana tinha da Nigéria, também de nada adinta construirmos um país onde os julgamentos são diferenciados. Meritocracia sim, sempre, mas só teremos verdadeiramente liberdade quando a lei e as oportunidades forem iguais para todos.
 

Comentários

  1. Pô, está aí um cara que eu admiro muito (para além de ti Dani, claro).
    Fazem faltas cabeças dessas a pensar e criar realidades não só aí no Brasil, mas pelo mundo afora.

    ResponderExcluir
  2. Querido Dani,

    Sou fã de carteirinha do FHC. Acho que a visão de mundo dele está muito além. A paletra deve ter sido maravilhosa. Adorei a foto.
    Beijos,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas