Ian McEwan


Aquele famoso filminho chamado Filtro Solar começa assim - "Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: use filtro solar." Depois tem uma outra parte que eu gosto muito que diz - "More uma vez em Nova Iorque, mas vá embora antes de endurecer." Mas esta não importa agora, a que desejo parafrasear é a primeira e o meu conselho é - Se eu pudesse dar só uma dica sobre a literatura seria esta: leia Ian McEwan.

Na pesquisa para escrever Variações sobre um tema do Amor reli Na Praia e também trechos de Reparação e Sábado. McEwan produz em mim uma sensação antagônica de prazer e frustração. Prazer, pois no meu ponto de vista, nenhuma história é tão brilhantemente contada como as suas. Sua capacidade de descrever estados internos chega a ser frustrante para mim pois chego a pensar que talvez nunca alcançarei este nível.

No entanto, esse ano eu vi uma luz no fim do túnel... Comecei a ler seus livros mais antigos como Primeiro Amor, Último Sacramento & Entre Lençóis que é uma coleção de contos dos anos 70 e Ao Deus Dará de 1981. Minha esperança chegou com as palavras de um outro escritor, Vargas Llosa que escreveu "Essa outra coisa misteriosa que chamamos de talento, de genialidade, não nasce - ao menos no que tange aos escritores, embora às vezes aconteça com os poetas ou os músicos - de uma maneira precoce e fulminante (os exemplos clássicos são, é claro, Rimbaud e Mozart), mas ao fim de uma longa sequência, de anos de disciplina e perseverança. Não existem romancistas precoces. Todos os romancistas grandes, os admiráveis, foram, no começo, escritores aprendizes, cujo talento passou por uma gestação alimentada pela constância e pela convicção."

Você pode pensar que é pretensioso da minha parte esperar escrever à altura de um dos maiores nomes da literatura contemporânea, mas se eu mirar no sol e errar, talvez acerte outra estrela.




Comentários

  1. Olá Daniel! Me chamo Sarita e sou praticante de SwáSthya em Chapecó - SC. Só estou escrevendo mesmo para dizer que passei boa parte deste domingo lendo o seu blog. Obrigada por usar esta ferramenta para compartilhar os seus conhecimentos e experiências conosco.
    Um grande abraço.
    Sarita.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sarita
    São comentários como este que mantém motivado a fazer este blog crescer na quantidade e qualidade dos textos.
    Obrigado pelo prestígio.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas