Chile Impressions I


Para três integrantes, a viagem começa em Porto Alegre - Lucas De Nardi, Sandro Nowacki e Thomaz Fortes - deixam a capital gaúcha na quinta-feira, 9 de abril, com destino a São Paulo. Os que vem do Sul, trazem na bagagem a experiência de várias surf trips internacionais. A outra parte, eu e o Rafa Kiss, apenas a vontade de se deliciar nos mares fora do Brasil. Nosso destino é Santiago, Chile. Alugamos um carro para rodar 250km até uma pequena praia chamada Pichilemu, onde longas e geladas ondas nos esperam.

A primeira impressão é ótima. O Chile é um país privilegiado, possui um litoral de mais de 5000km com centenas de praias sorridentes ao surfe, a segunda cordilheira mais alta e extensa do mundo com dezenas de estações de esqui e a 8ª economia mais aberta do planeta. Por aqui, não se compra uma bala sem que o comerciante não emita - a mão - algo parecido com a nossa nota fiscal, um país desenvolvido, num continente em desenvolvimento. Além disso tudo, seu povo consegue ser a um só tempo educado e caloroso.


Os dias que precedem qualquer viagem são de excitação, ansiedade e expectativa. Sempre consegui administrar bem esta vontade de antecipar vivências e normalmente começo a pensar nas experiências futuras somente algumas horas antes de embarcar. Porém, o que me assola nas vésperas é uma preocupação – mesmo viajando com pessoas conhecidas - de como será a convivência, afinal esta é, na minha opinião, uma das mais difíceis e belas habilidades humanas.

Somente quando voltarmos ao Brasil, poderemos dar o veredicto final. Até agora, o que estes 5 amigos estão vivendo debaixo do mesmo teto, dividindo um único e apertado banheiro, é um mix de diversão, respeito, companheirismo e empatia. Tenho certeza que contribui essencialmente para isto, o fato de sermos todos instrutores de SwáSthya Yôga. Este método de aprimoramento pessoal, tem como objetivo o autoconhecimento, principal característica no desenvolvimento de lideranças, e não é simples a convivência de líderes quando não há hierarquia institucionalizada. Mas, aprendemos também que a liderança só é consistente quando permanecemos atentos aos sentimentos dos outros, abrindo mão de vontades individualistas em prol da harmoniosa coexistência.

Comentários

  1. Nossa, que delícia essa viagem! Vontade de ir também, hehehe... só estou imaginando as risadas!
    Beijos, saudade de todos vocês, chicos

    ResponderExcluir
  2. Que lindos vocês, a foto, o lugar!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh...todos tão lindos num lugar ainda mais maravilhoso!
    Muitas ondas e SwáSthya pra vocês!
    Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas