PARA LER COMO ESCRITOR


PARA LER COMO ESCRITOR - UM GUIA PARA QUEM GOSTA DE LIVROS E PARA QUEM QUER ESCREVÊ-LOS é o título da mais recente publicação da escritora Francine Prose – também crítica e professora de literatura por mais de 20 anos em universidades como Harvard e Columbia. Eu já havia lido livros de outros escritores consagrados como Vargas Llosa e Ítalo Calvino que tentam ensinar-nos a escrever melhor, mas eles não me tocaram. Talvez eu não fosse meu momento, pois somente quando discípulo está pronto é que o mestre aparece. E apareceu, Prose mudou minha visão da literatura. Através do que ela chama de close reading ou leitura atenta, Francine nos ensina esmiuçar a matéria-prima desta arte que são as palavras e a forma como são colocadas. Chama a atenção para os detalhes dos textos, para como os diálogos podem nos dizer tanto dos personagens, para o posicionamento do narrador e também para a preparação do clímax, enfim nos ensina a mergulhar neste fascinante mundo de contos que há milênios enleva os Homens.

Percebi que ninguém jamais diz com orgulho “olhei o acervo inteiro do museu em apenas duas horas.” No entanto, isto é encarado como natural quando estamos tratando de literatura e é comum ver alguém se gabar por ter acabado uma obra-prima de 500 páginas em menos de 3 dias.

Eu sempre li devagar, sou daqueles que volta parágrafos e que lê mais de uma vez algumas passagens, o que chegava a me incomodar. Ano passado pensei em fazer um curso de leitura dinâmica, mas depois de ler PARA LER.. estou convencido de que isto seria o mesmo que tentar passar voando pelos corredores dos museus. Considero parte da inteligência humana a capacidade de distinguir. Quanto melhor conhecemos um assunto, ou quanto mais “inteligentes” somos a seu respeito, mais sabemos discernir seus detalhes – música clássica não é "tudo igual" - como afirmam os desconhecedores deste estilo. Pois Prose nos ensina que o aprimoramento do escritor é um aperfeiçoamento da leitura, e quando entendemos melhor os recursos que cada escritor usou para contar sua história também contaremos melhor as nossas.

Comentários

  1. Acabei de ler e reler este texto várias vezes! Isso faz mesmo muita diferença. Vou procurar o livro.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela dica de leitura, Dani!
    Ah! Este bolo de cenoura do Santo Grão arrasa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Noooooooo estava querendo lembrar do nosso desse livro...

    valeu pelo post

    paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas