PARA LER COMO ESCRITOR
PARA LER COMO ESCRITOR - UM GUIA PARA QUEM GOSTA DE LIVROS E PARA QUEM QUER ESCREVÊ-LOS é o título da mais recente publicação da escritora Francine Prose – também crítica e professora de literatura por mais de 20 anos em universidades como Harvard e Columbia. Eu já havia lido livros de outros escritores consagrados como Vargas Llosa e Ítalo Calvino que tentam ensinar-nos a escrever melhor, mas eles não me tocaram. Talvez eu não fosse meu momento, pois somente quando discípulo está pronto é que o mestre aparece. E apareceu, Prose mudou minha visão da literatura. Através do que ela chama de close reading ou leitura atenta, Francine nos ensina esmiuçar a matéria-prima desta arte que são as palavras e a forma como são colocadas. Chama a atenção para os detalhes dos textos, para como os diálogos podem nos dizer tanto dos personagens, para o posicionamento do narrador e também para a preparação do clímax, enfim nos ensina a mergulhar neste fascinante mundo de contos que há milênios enleva os Homens.
Percebi que ninguém jamais diz com orgulho “olhei o acervo inteiro do museu em apenas duas horas.” No entanto, isto é encarado como natural quando estamos tratando de literatura e é comum ver alguém se gabar por ter acabado uma obra-prima de 500 páginas em menos de 3 dias.
Eu sempre li devagar, sou daqueles que volta parágrafos e que lê mais de uma vez algumas passagens, o que chegava a me incomodar. Ano passado pensei em fazer um curso de leitura dinâmica, mas depois de ler PARA LER.. estou convencido de que isto seria o mesmo que tentar passar voando pelos corredores dos museus. Considero parte da inteligência humana a capacidade de distinguir. Quanto melhor conhecemos um assunto, ou quanto mais “inteligentes” somos a seu respeito, mais sabemos discernir seus detalhes – música clássica não é "tudo igual" - como afirmam os desconhecedores deste estilo. Pois Prose nos ensina que o aprimoramento do escritor é um aperfeiçoamento da leitura, e quando entendemos melhor os recursos que cada escritor usou para contar sua história também contaremos melhor as nossas.
Acabei de ler e reler este texto várias vezes! Isso faz mesmo muita diferença. Vou procurar o livro.
ResponderExcluirValeu!
Valeu pela dica de leitura, Dani!
ResponderExcluirAh! Este bolo de cenoura do Santo Grão arrasa!
Beijo
Noooooooo estava querendo lembrar do nosso desse livro...
ResponderExcluirvaleu pelo post
paz