New York – Impressions XI


Uma vez um amigo meu - Waldick Jatobá - me disse que quando morara em New York assistira a temporada de ópera do Lincoln Center. Aquela frase permaneceu em minha memória. Me intrigou ouvi-lo dizer “temporada de ópera”!

No Brasil - mesmo em São Paulo, que possui uma das melhores orquestras do mundo, a OSESP, com uma intensa agenda de concertos - a cultura da ópera é inexpressiva e são raras as boas apresentações que temos por aqui. Por isso, a frase despretensiosa gerou em mim uma invejinha saudável, aquela na qual você não quer tirar do outro o que ele tem, mas quer ter também. E desde que eu cheguei em NY, havia duas coisas que eu queria muito fazer: visitar o MoMA várias vezes e ter uma das “ditas” temporadas de ópera, and i did. Foram 6 no total e é difícil fazer um ranking das melhores, pois este tipo de espetáculo lhe proporciona uma experiência tão plena que fica complicado enumerar. Você tem ao mesmo tempo – beleza plástica, sofisticação, História, estória e entretenimento.

Para conseguir desfrutar profundamente algo tão completo é requerido uma preparação prévia. Em geral, os begginers se preocupam apenas em chegar 20 minutos antes para ler o roteiro e saber da estória. O que deve-se saber é que a trama em geral é bastante simples, pois é muito difícil elaborá-la demais, uma vez que todos os diálogos são cantados. Por isso, mais importante é conhecer muito bem a música. A cada apresentação, eu passava uma ou duas semanas antes ouvindo a melodia para me familiarizar e poder - na hora da apresentação – aproveitá-la ao máximo. Muita gente fala que não gosta de ópera e acredito que a razão é essa. Afinal, tampouco gostamos de ir num show no qual nunca ouvimos a música anteriormente.

Tenho a certeza que qualquer pessoa com um mínimo de sofisticação e concentração, se fizer um estudo antes, se tornará fã da vó dos musicais da Broadway.

Abaixo links para as melhores partes das óperas assistidas. Sugiro que compre os CDs das obras completas caso tenha a intenção de assisti-las:

Mozart
- Flauta Mágica;
- Dom Giovanni;

Puccini
- La Boheme;
- Madame Buterfly;

Verdi
- La Traviata;

Wagner
- Tristão e Isolda;

Comentários

  1. Muito bom gosto!!!!

    Flauta mágica é excepcional.....

    ResponderExcluir
  2. em mim restou a certeza de que acontecerá. As peças que você degustou são estupendas. abs.

    ResponderExcluir
  3. Cai no teu blog por acaso...se eh q ele existe..de qualquer forma, já te digo q fará parte dos meus sites de visitas...ainda não conehço NY...mas um dia vou ai...enquanto isso...viajo por aqui..hehe..Abraço e parabéns...continue escrevendo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas