Um Ótimo Ano


No final de 2007 escrevi um artigo intitulado Um bom ano que trata deste momento especial que passamos a cada virada de ano, fala de métodos para a escolha de metas e da importância na constância dos propósitos. Sugiro sua leitura por ser complementar a este que se chamará Um Ótimo Ano.

Acredito que a evolução humana acontece quando aprimoramos aquilo que não temos bem desenvolvido e ao mesmo tempo otimizamos nossas qualidades. Pois essa segunda parte, na maioria das vezes, fica esquecida na passagem de ano. Todos refletem, pensam no que não fizeram tão bem e se propõem a melhorar para alcançar metas, e isso é muito importante. No entanto, não podemos nos esquecer do outro lado da equação. Reforçar nossas habilidades, qualidade e virtudes.

Procure fazer uma reflexão e trazer a tona tudo o que de bom você fez em 2008. Se possível escreva. Tente deixar a humildade de lado por uns momentos e valorizar-se. Celebre, comemore, pois tenho a certeza que você é hoje uma pessoa melhor que era no dia 31 de dezembro de 2007. Recorde de todas as melhorias que você efetivamente conquistou, as habilidades que desenvolveu e os bons momentos que passou. Não passe a vida inteira pensando que a felicidade só acontecerá quando... é agora que as coisas acontecem, e se você tem seguido os ditames de sua consciência está de fato consolidando a cada dia sua felicidade.

Trace suas metas e faça sua lista de melhorias, mas não deixe de comemorar o ano que passou, pois somente quando reconhecemos o que temos de bom, valorizaremos cada passo dado nesse maravilhoso caminho que é a nossa vida.

Comentários

  1. Querido Dani,

    Acho que mais difícil do que listar nossos defeitos é falar sobre nossas qualidades e pontos positivos. Acho que listar aquilo de bom que fiz e agradecer (realmente celebrar o ano que está indo embora) é uma forma de exercer o nosso pujá, aquele de que tanto falamos. Obrigada por me ajudar nesta busca na excelência de meu ser. Desejo que 2009 seja maravilhoso para você.

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. Apenas gostaria de compartilhar um poema do Carlos Drummond de Andrade que é bem cabível para esse seu artigo de ano novo:

    TEMPO. . .
    Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
    a que se deu o nome de ano,
    foi um indivíduo genial.
    Industrializou a esperança
    fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

    Doze meses dão para qualquer ser humano
    se cansar e entregar os pontos.

    Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
    com outro número e outra vontade de acreditar
    que daqui para adiante vai ser diferente...

    ..Para você,
    Desejo o sonho realizado.
    O amor esperado.
    A esperança renovada.

    Para você,
    Desejo todas as cores desta vida.
    Todas as alegrias que puder sorrir.
    Todas as músicas que puder emocionar.

    Para você neste novo ano,
    Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
    Que sua família esteja mais unida,
    Que sua vida seja mais bem vivida.

    Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
    Mas nada seria suficiente...

    Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
    Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
    ao rumo da sua FELICIDADE!!!


    (Carlos Drummond de Andrade)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas