VIAGENS - New York – Impressions II

Incomoda a atitude do cinema brasileiro de usar o dinheiro público através de leis de incentivo como a Rouanet e a do Audiovisual para produzir películas que exportam uma imagem perniciosa do nosso país. Só fazemos dois tipos de filmes: comédias idiotas com atores globais - que para nossa sorte (ou azar de quem vê) não saem daqui e de violência explícita, de preferência com bastante favela para reforçar o estereótipo.

Será que nada mais interessante acontece no nosso amado Brasil?

Será que os excelentes economistas do Rio de Janeiro não estão fazendo trabalhos importantes? E os jovens empresários de São Paulo? Ou os artistas da Bahia? E os escritores gaúchos? Ou mesmo os poucos, mas bons políticos de Brasília? Ou, e, ou, e ou... Vejo tanta coisa acontecendo, que não há como não me revoltar.

No entanto, o que o cinema brasileiro faz para denegrir nossa imagem não se compara ao que Hollywood fez para destruir o conceito do negro americano. Na primeira vez que vim para Nova York, lembro de que quando via um grupo de negros juntos, chegava a ouvir o rap dos filmes de gangues e meu coração batia mais forte de medo, tinha miragem de suas armas e de suas atitudes violentas.

A convivência por aqui mostra uma realidade completamente diferente. A cidade é muito segura, mesmo nos bairros ditos como perigosos pelos filmes pode se caminhar tranquilamente. Na verdade, os negros são a alegria desta cidade. Estão o tempo todo a sorrir e dançar, são atenciosos, amigos e muito receptivos. Eu nunca vi diferença entre cores, mas agora sinto que se há alguma discrepância ela está na bondade e na alegria. Mesmo com os WASP fazendo de tudo para excluí-los eles se tornaram mais fortes e vitoriosos e em alguns dias, provavelmente, terão um representante no posto mais alto da Casa Branca.

Comentários

  1. Com certeza Dani!!! Eles sao a maioria e sao a alegria de NYC! Sao engraçados, gentis, alegres, vivem dançando, cantando e sao bonitos na sua maioria! Hey! O Harley não é um bairro pobre e perigoso e sim um dos bairros mais charmosos de NYC!!!!

    SAUDAAAAAAAADESSSSS DE NYYYYY!

    HAPPY HALLOWEEN DAY!!

    PS: vc vai amar o dia de hj!! HAVE A LOT OF FUN!!!!

    BEIJOSS

    ResponderExcluir
  2. Hey querido...Estou deitada na cama do hospital, pós cirurgia (alis deu tudo certo), meu pai está vendo na televisão o discurso do Barack Obama em inlgês obviamente...e lembrei de vc, resolvi entrar no seu blog e vc falava de NY, hehe!!!
    Contiue escrevendo..heim@
    Saudadesss...
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Você falou tudo.... depois de tanto preconceito, olha só, Obama é o primeiro presidente negro. E que paradoxo, ele é ovacionado pelos americanos, sejam republicanos ou democratas. Como ele diria em seu discurso de posse: "O pai que rejeitaram o atendimento em um restaurante local, agora tem seu filho se elegendo no cargo máximo no país." E tenho certeza que ele fará história nos EUA, assim como Roosevelt e Lincoln. Martin Luther King deve estar orgulhoso nesse momento....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas