Por um Brasil melhor



A Revista Experience www.experiencemagazine.com.br deste mês que tem na capa o presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli publicou este meu artigo numa coluna sobre empreendedorismo. A minha idéia é mostrar o quanto o jovem empresário se preocupa e faz para que o Brasil seja um país cada vez melhor.

Por um Brasil melhor
Meu convívio constante com grupos de jovens empreendedores, podendo citar entre os que faço parte ativamente: o Comitê de Jovens Empresários da FIESP, o Instituto de Estudos Empresariais e a Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores, me faz acreditar que um Brasil melhor é possível.
O jovem empresário tem entendido que não é papel do Estado ocupar muito espaço na sociedade. Hoje sabemos que o governo ideal limita-se a realizar com excelência o que é de sua obrigação: saúde, educação, segurança e zelar pelo cumprimento das leis. Por termos visto a relação existente entre liberdade econômica e corrupção, estamos lutando para que o Estado seja mais eficiente no que se propõe, fazendo melhor com menos dinheiro, para poder reduzir a carga tributária e melhorar os serviços públicos. Um Estado que interfira demais na sociedade acaba por estimular a corrupção e o desvirtuamento da atividade política. Abaixo seguem quatro tipos de movimentos que os jovens têm feito para que isso não aconteça.

1. Fóruns de debates
Pelo Brasil todo, são organizados fóruns político-empresariais nos quais os jovens passam a entender melhor toda a problemática envolvida na gestão pública. Somente depois de compreendermos o que se passa nas altas esferas é que passamos a lutar com mais vigor e comprometimento pelas melhorias que achamos importantes. Destaque para o Fórum da Liberdade organizado pelo IEE em Porto Alegre, que traz à tona importantes assuntos relacionados a este tema e discutidos por autoridades brasileiras e internacionais.

2. Ações para redução de carga tributária
Os jovens empresários da FIESP estiveram ativamente envolvidos na entrega das mais de 1 milhão de assinaturas recolhidas por esta instituição para o fim da CPMF, aos deputados e senadores. Acredito que nossa participação tenha sido fundamental na redução deste imposto. Afinal, conversamos olho-no-olho com praticamente todos os políticos que transitam na Câmara e no Senado Federal convencendo-os a deixar para a população os 40 bilhões de reais que este imposto colhia todos os anos. Esta foi apenas uma das muitas ações que têm sido feitas, não apenas para cobrar a redução de tributos, mas também para conscientizar a população do quanto pagamos ao governo em tudo o que consumimos.

3. Movimentos contra a corrupção
Os jovens têm participado ativamente dos movimentos realizados pela transparência e redução da corrupção no governo. Estamos presentes em passeatas e ações feitas via web com intuito de cobrar uma gestão mais clara e honesta dos políticos.

4. Relações políticas

Por não vivermos o trauma de uma ditadura e acreditarmos que melhorias políticas são possíveis, jovens muito competentes e honestos estão se envolvendo com este tema tão fundamental para o nosso país. Sabemos que se não nos interessarmos pela política, acabaremos subordinados àqueles que se interessarem e que podem não ter princípios tão nobres quanto melhorar o Brasil.

Agindo e melhorando
Se valorizarmos mais o que temos, vamos agir mais por isto e construir o Brasil dos nossos sonhos. Cada um deve estar ciente da sua importância neste processo e deve atuar para tanto.
Sonho com o Brasil no grupo das grandes potências e com oportunidade de realização para todos os seus habitantes, gostaria muito que você sonhasse e agisse comigo. Afinal, podem me achar um sonhador, mas talvez eu não seja o único...

Comentários

  1. De Nardi, vc é foda cara! Gostei bastante do seu blog. Abraços do amigo Meireles que quase foi atropelado por um chevette.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho que vc participa na FIESP!
    Esta semana acabei um livro que acredito que vc vai gostar, da Anita Roddick, chamado meu jeito de fazer negócios. Ela conta como ela conseguiu unir o empreendedorismo com causas sociais e políticas.

    Beijos
    Rafaella
    www.vivaqualidadedevida.org

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas