XXI Fórum da Liberdade


No mês de abril, dedicaremos nossos quatro artigos à cobertura das principais palestras que aconteceram no XXI Fórum da Liberdade, importantíssimo evento que acontece há 21 anos na cidade de Porto Alegre. O tema deste ano, Agora, o mercado é o mundo, não poderia ter sido mais apropriado e definiu o contexto dos debates que elucidaram as mais de 8 mil pessoas que passaram pelo auditório da PUC nos dias 7 e 8 deste s. Enriqueceram o Fórum com suas idéias os empresários Jorge Gerdau (Grupo Gerdau), Salim Mattar (Localiza) e David Feffer (Grupo Suzano), os intelectuais Tom Palmer (Instituto Cato), Carlos Alberto Montaner e Paulo Guedes e os políticos Ciro Gomes e Henrique Meireles (Banco Central).

Começarei nossa série de exposições explicando o motivo pelo qual me identifico tanto com o liberalismo, sistema político-econômico que embasa este evento, e qual é sua relação com o Blog.

O www.assimfaloudenardi.blogspot.com começa sua definição da seguinte maneira: Esse blog foi criado para divulgar idéias com um objetivo único: despertar o pleno potencial das pessoas. O liberalismo acredita e estimula o desenvolvimento do potencial de cada indivíduo e por isso, a identificação com este sistema foi imediata desde que comecei a travar contato com seus conceitos.

Acredito que o mundo esteja seguindo uma tendência de ampliação do poder de cada ser humano. Isto pode ser facilmente detectado na nossa sociedade. Para citar um exemplo simples, hoje você pode sozinho, organizar um abaixo-assinado pela internet contra alguma decisão do governo que você discorde. Como um que acabo de receber e assinar opondo-me à indenização milionária que Ziraldo e Jaguar recentemente receberam. O amigo que me mandou, o fez do seu computador, sem sair de casa. Se o movimento começar a ganhar volume, poderemos modificar uma decisão judicial sem sequer pedir a ajuda a algum político, algo que jamais conseguiríamos há poucos anos atrás. Como acredito no desenvolvimento do potencial humano e na capacidade de cada pessoa decidir o que é melhor para si e lutar por isso, me sinto um liberal.

Para mim, o Governo ideal é aquele que aparece o mínimo possível, deixando que os estados federais façam o que puderem. Estes, por sua vez, liberarão aos municípios a verba necessária para que essa célula menor, e por isso mesmo mais próxima dos indivíduos e de suas reais vontades, possa realizar o que é capaz. Mas os municípios também permitirão que as comunidades locais façam o que achem necessário. Que por sua vez, deixarão a cada indivíduo, com sua própria iniciativa , fazer o que deseja. Menos governo e mais indivíduos realizando o que acham importante é liberalismo.

Por acreditar no potencial e na capacidade humana, creio que cada indivíduo saiba o que é mais importante para si. Quando cada pessoa toma uma decisão optando por um produto ou serviço, ela influencia o mercado. Por tanto, quanto menos o governo influenciar no mercado, mais força dará às pessoas. Cada indivíduo é quem melhor melhor sabe o que é mais importante para si. O indivíduo não deve trabalhar para manter um estado forte, mas é o governo que deve trabalhar pelo indivíduo e isso é liberalismo.

Interferindo menos na sociedade, o governo tem menos oportunidades de corrupção. Se tudo o que fazemos depende dele, algumas pessoas, sem ética, se sentirão impelidas a subornarem os burocratas para que as coisas andem conforme elas desejam. Com menos governo e mais liberdade econômica temos menos corrupção. E esse é mais um ideal liberal.

Para finalizar, como acredito no potencial humano, acho que todos têm condições de chegar onde bem entendem. Cabe ao governo possibilitar oportunidades e condições para que as pessoas compitam nas mesmas regras. A meritocracia estimula a evolução e está presente em todos os grupos de animais da natureza, não sendo diferente conosco. Um sistema que não valorize talento e esforço está fadado ao fracasso. Sem estímulo, as pessoas fazem poucas contribuições ao mundo. Aqueles que se esforçam mais, desenvolvendo suas competências e contribuem mais para a sociedade, devem ser reconhecidos por isso.

Os liberais valorizam acima de tudo a tolerância e acreditam que cada um deve ter o direito de seguir o que acredita ser melhor para si. Eu escolhi o liberalismo.



Para saber mais: http://assimfaloudenardi.blogspot.com/2008/03/poltica-qu-es-el-liberalismo.html

Comentários

  1. é, realmente a Internet pode ser considerada a invenção do século, pois temos o poder de transformar, em muitos casos, ao alcance dos dedos.

    também achei palhaçada a indenização =/

    beijos,

    MM.

    ps: te achei no blog da Rafa, se quiser conhecer o espaço Fina Flor, serás bem vindo por lá

    ResponderExcluir
  2. Ei, adorei o seu blog, e nem é porque tem o mesmo nome do meu filho. :-) Te achei no blog da www.ecow.com.br e queria sua permissao para publicar no meu blog seu texto "a ampliacao do nós" e a pergunta "O que você poderia fazer (e não está fazendo no momento) que, se fosse feito de maneira constante, causaria uma grande diferença positiva em sua vida?"
    Um abraco e muito obrigada por suas idéias e seu espaco, Sandra

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei seu blog, e nao é só porque tem o mesmo nome do meu filho! :-) Te achei no www.ecow.com.br e queria sua permissao para publicar no meu blog o texto "a ampliacao do nós".
    Um abraco e obrigada por suas palavras, Sandra

    ResponderExcluir
  4. O governo parece como uma empresa ineficiente e deficitária, onde maus hábitos de poucos em detrimento à saúde do todo são mascarados com um discurso e atitudes popolarescas.

    A máquina cada vez cresce mais e mais e o gigante fica cada vez mais lento e pesado. Perdemos agilidade, perdemos competitividade, perdemos o respeito dos adversários por falta de seriedade, falta de lucidez e, naturalmente, falta de competência.
    No entanto, ao final de mais um dia, após ter-se sacrificado muito tempo para gastar o dinheiro público, na hora em que aquele cidadão que opta por ligar a tv ao invés de compartilhar do convívio das pessoas que ama ou se dedicar a algo que gostaria de realizar, eis que a transformação ocorre e o ébrio de há poucas horas agora, revestido de inigualável aura de benevolência amparada por um discurso carísmático e inflamado, utilizando-se cruel e inescrupolosamente de todo o poder que este meio de comunicação pode proporcionar, iniciá o programa de hipnose coletiva divulgando as benesses feitas e espalhadas pelo país e os 1001 programas de amparo aos miseráveis... logo depois o reporter anuncia o inevitável aumento de preços da gasolina... do díesel.. etc..etc.. e, é claro, a criação de mais um tributo pois a maquina precisa de mais companheiros para dar continuidade à obra.

    Como reduzir a interferência do governo na vida do cidadão se esta egrégora em vez de diminuir só aumenta e há até um estoque técnico de novos pretendentes a cargos públicos que apenas querem seu quinhão sem nada dar em troca para no final gozar de uma farta aposentadoria concedida apenas àqueles poucos ? Empresas criadas apenas para preparar candidos para concursos públicos... uau, neste sentido, certamente o governo está fazendo muitas bicicletas por aí rodarem.... cumprindo sua função social ? talvez.

    Por tudo isso o governo parece, mas não é, uma empresa...ou talvez seja mas não parece, uma emprea.

    Bem à moda daquele que se interpõe entre duas pessoas e, a partir daí proíbe o as trocas diretas, assumindo controle, impondo regras e normas em benefício próprio e finalmente cobrando por algo que não foi chamado para fazer, utilizando-se de poderosos meios de comunicaçã criando e perpetuando a falsa idéia de sua imprescindibilidade... é assim que vejo esta entidade chamada governo.

    As soluções para reduzir a interferência do governo na vida do cidadão são relativamente simples, implementá-las, contrariando poderosos interesses econômicos contrários à evolução do ser humano que, como bem colocado por Morpheos para Neo no filme Matrix, em alguns segmentos é tido como uma pilha para alimentar uma máquina e não um Ser em evolução que pode ser desenvolvido, incentivado, amado e respeitado para dar a sua contribuição única a este planeta e a todos os seus semelhantes, é o nosso real desafio.

    Que a força esteja conosco.

    bjs

    Norbet´s

    ResponderExcluir
  5. Dani querido, acabei lendo aquele livro do Semler neste feriado (gostei mto).. e vendo vc escrever sobre o liberalismo, me lembrou o texto dele: dividir, delegar o poder de decisão... cada vez mais, até chegar aos que estão no front de batalha, para participarem ativamente (da empresa ou política / sociedade). isso nos dá a chance de crescer, né?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas