Tom Palmer e as Think-Tanks

Tom Palmer é vice-presidente de Programas Internacionais do Cato Institute, instituição que incentiva o aumento da liberdade econômica no mundo. Sua exposição esclareceu o funcionamento das think-tanks, maravilhosas ferramentas de interferência da sociedade na vida pública e que ainda não se fortaleceram no Brasil. Segundo Raimundo Mariano, presidente da BOVESPA que deseja trazer este tipo de prática para o nosso país, “a expressão remete originalmente aos gabinetes em que generais americanos debatiam, durante a Segunda Guerra Mundial, as estratégias a serem adotadas contra o inimigo. Hoje nos EUA há milhares de think-tanks, dedicadas aos mais variados objetivos e temas - um fenômeno que atesta de modo geral o poder da sociedade civil americana, historicamente inclinada a formar organizações civis e políticas independentes do Estado.”

Pois é essa independência do Estado uma das mais importantes características de uma think-tank séria. No Brasil, presenciamos recentemente a intervenção do Governo expulsando do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), que em princípio era uma instituição independente, todos os economistas que combatiam o crescimento dos gastos públicos, idéia que é oposta à ideologia do PT. Quando isso acontece, a instituição se desmoraliza e perde seu papel principal; contribuir através de estudos independentes para uma melhor administração pública.

As think-tanks, depois de fazerem suas pesquisas sobre determinado assunto, atuam no esclarecimento da população e também dos próprios políticos que assim como nós, não têm tempo para fazer estudos minuciosos sobre determinado tema. E esse é o papel das think-tanks. Por isso mesmo, deve imperar um rigoroso critério de não interferência nos dados pesquisados visando adequá-los a determinada vontade política. Os números devem aparecer sem distorções, como um trilho que mostra o melhor caminho a ser seguido.

Acredito demais nas think-tanks, pois elas possibilitam à sociedade interferir de maneira consistente no governo, não apenas como uma vontade popular, mas com consistência de estudos e pesquisas. Estejamos atentos, pois instituições como essas, muito em breve, começarão a brotar nos centros urbanos do nosso país e cabe a nós apoiar aquelas que nos identifiquemos para que a sociedade tenha cada vez mais peso nas decisões governamentais.

Comentários

  1. Já existe algo similar a uma Think-Tanks no Brasil?
    Nos EUA funciona como uma instituição privada ou governamental?

    Bj

    ResponderExcluir
  2. A resposta é da minha amiga Bruna do Ação Jovem do Mercado de Capitais.

    Existem duas instituições no Brasil que fazem o papel de think tanks: o Instituto Liberdade (www.iee.com.br) e a Fundação Friederich Naumann (www.ffn-brasil.org.br), mas não são devidamente reconhecidos como um think tank por não termos o lobby regulamentado no país. Esses institutos têm um viés liberal em seus estudos e pesquisas.

    Nos EUA eles são divididos em quatro grupos: Conservadores, Liberais, Extremistas e Governamentais. Eles são financiados por grupos de interesse, empresas e governo. Sendo que os think tanks financiados pelo governo são apenas os de segurança e defesa nacional, além de alguns outros voltados à pesquisa científica. Os think tanks que são fianciados pelos grupos e empresas são aqueles voltados à interesses de lobby.

    ResponderExcluir
  3. Daniel,
    Pela primeira vez me vi à frente com o conceito Think-Tanks. Um trabalho do CIPPEC argentina. Coloquei o termo na pesquisa google e encontrei seu blog. Milito na organização de conselhos municipais de cidadania desde o começo da década de 90. Muita coisa aconteceu, agora ao ler os comentarios sobre Think-Tanks, acredito que as politicas públicas, ou melhor o controle social do orçamento público, tem muito a ganhar/contribuir para o crescimento desta metodologia por aqui.
    abraço cordial
    Rosa Maria from Cuiabá MT

    ResponderExcluir
  4. Que interessante Rosa
    Com certeza devemos excercer mais controle sobre os governos. Todas as formas são bem vindas e as Think-Tanks são mais uma ferramenta para isso.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas