O Rio de Janeiro, Fevereiro e Março...



Acabo de voltar do terceiro final de semana do ano, passado nessa cidade mágica. Confesso que desde que comecei a morar em São Paulo, há 10 anos eu vinha perdendo o encanto pelo Rio. Acho que por que em geral os paulistas não gostam tanto de . Mas agora ao chegar na cidade maravilhosa, volto a sentir a bolsa nova, consigo penetrar na essência das letras de Vinicius de Moraes que passei a entender realmente depois que conheci o Rio de Janeiro. Volta a me felicitar com a brisa do mar, mesmo estando entre gigantescos edifícios. O Rio não me cheira a tráfico, medo e confusão. O Rio me traz às intelectuais madrugadas na Letras e Expressões, os saudabilíssimos sucos dos 5 Bs da Ataulfo de Paiva ( Baladas, Bibi e B&B) e o sabor do risoto do Quadrucci que por horas deixa impregnado no meu paladar o gosto do azeite trufado.
O Rio é o lugar onde você sai da praia e quase que imediatamente pode estar num show de alta qualidade, e no final deste, caminhar pela beira-mar tomando água de coco. Nada pode ser tão gratificante...
Talvez como eu esteja convivendo muito com pessoas da minha terra, eu tenha me tornado mais gaúcho e consequentemente mais apaixonado pelo Rio. Em uma de suas crônicas da Comédia Da Vida Privada, Luis Fernando Veríssimo retrata muito bem os pensamentos de um gaúcho no final de uma discussão de bar com um carioca.
“Estava no Riomenos de dois anos e chiava como uma locomotiva no cio. Mas não me senti triunfante. Me senti derrotado. Eu estranhara ele não ter dito: “Se você gosta tão pouco do Rio, o que é que está fazendo aqui?” Eu não poderia responder a não ser com a verdade, que era fascinado pelo Rio. Uma característica de gaúcho é que gaúcho é fascinado pelo Rio. E ali estava ele como prova que depois do fascínio vinha a rendição, a vitória carioca. Acabou a discussão. Nos despedimos e saímos, cada um cambaleando para um lado. Na saída ele ainda disse:
- Precisamos nos ver…”

Comentários

  1. Oi Dani,
    Não pude deixar comentar que você tem bom gosto e reconhece as coisas boas da vida... rs
    bjs,
    Rafaella

    ResponderExcluir
  2. Gosto do teu ponto de vista...da maneira como vê as coisas.
    Escreves bem...tem uma escrita envolvente, objetiva e inteligente.
    Parábens...

    “Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores.” (Charles W. Elliot)


    SENTIR

    Levanta o teu olhar,
    deixa que o teu pensamento vá mais longe que os teus olhos.
    visite o mar
    que não visitaste,
    ouça rumor de onda que nunca ouviste,
    veja espuma, baias, vastidão, abrolhos,
    que nunca em tua vida viste.

    (Como é bom que sejas assim
    e te percas, voluntariamente, pelo espaço sem fim!
    Voltaste?)

    Volta, aberta avelã à umedecente aragem.
    Deves ter cansados de visões os olhos doloridos,
    e doente de fantasias a tua Alma desenrolada na viagem.
    (Apalpa a forma que te espreita,
    ouve a natureza simples que te contradiz,
    deita-
    -te no gramado das realidades aparentes,
    e para as novas viagens longínquas e impenitentes,
    Homem faminto de ser feliz,
    Cura a tua Alma com os teus Sentidos.).
    Poesia e Prosa
    Pontes de Miranda


    Manoela Steglich Valentim
    Porto Alegre-RS

    ResponderExcluir
  3. Está tão giro daniiiiii.....
    Como estive lá contigo, consigo imaginar tudo o que vais escrevendo...
    Boas memórias de uma cidade, que levarei para o outro lado do oceano!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente e tenho orgulho em pertencer ao seleto grupo de paulistas que ama a cidade maravilhosa! Bjos,
    Celina

    ResponderExcluir
  5. ... e o risoto estava muuuuito bom, mesmo! Mandamos bem. E sobre o Vinícius, concordo plenamente: uma das músicas que sempre cantarolo no Rio é a seguinte...
    "Quando eu chego ao Rio
    eu me arrepio
    de ver tanta coisa linda solta no ar
    eu, que vim do frio
    me delicio a ponto de ter
    vontade de não voltar
    cada um na rua
    é um rei na sua
    maneira tão popular..."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas