O apreço ao mestre

Uma vez ouvi que Chico Buarque quando compunha suas músicas não dava a mínima importância para a opinião dos críticos, da mídia ou mesmo dos seus fãs. Para ele, somente uma crítica importava, a de seu mestre inspirador Tom Jobim. Em tudo o que fazia, Chico preocupava-se com qual seria a opinião do maestro, era como se ele vivesse apenas para agradá-lo.

Apesar disto soar um pouco estranho para nós ocidentais, essa quase devoção ao mestre é muito comum no Oriente e o verdadeiro discípulo obedece com o máximo de respeito a quem lhe ensina. Esta atitude facilita seu aprendizado e o faz evoluir mais rápido.

Fiz essa breve introdução para compartilhar com você, leitor do blog, minha alegria por um fato acontecido hoje. Enviei o texto O sonho Americano, Brasileiro e de Maslow, para muitos amigos e recebi vários elogios. A todos vocês muito obrigado, são estas demonstrações de reconhecimento que estimulam um escritor a manter sua solitária tarefa. No entanto, uma resposta marcou-me bastante.

Despretensiosamente, enviei o texto ao Professor italiano Domenico De Masi, autor de muitos livros que eu li e que inspiram várias reflexões aqui expostas, entre eles, o mais famoso Ócio Criativo. Encanta-me sua erudição, sua capacidade de prever o futuro, sua paixão pelo Brasil e todas as suas publicações. Para minha satisfação ele respondeu e apesar de ter sido breve este ato representou muito para um distante discípulo.

Grazie del testo, molto interessante.

Un cordiale saluto.

Domenico De Masi

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas