Por um Brasil melhor


Muita gente me fala que gostaria de viver em um país melhor, que até faria algo por isso, mas que não sabe por onde começar. Sugiro quatro pontos que se fossem trabalhados por nós, impactariam em grandes mudanças para a melhoria do nosso Brasil.

São ações simples, que estão ao alcance de todos. Desejamos progresso, não esperemos que ele caia do céu, riqueza se constrói com ações continuadas. Não existe fórmula mágica, também não haverá salvador da pátria, como a maior parte dos brasileiros acreditava que existisse antes da primeira eleição do atual presidente. Se quisermos ver mudanças, é preciso empenho de cada um que habita a terra onde, como disse Pero Vaz Caminha em sua famosa carta ao Rei, “o que nela se planta, tudo cresce e floresce”.

1. A aprimoramento de si mesmo

As pessoas é que formam as instituições. O perfil de uma empresa é formado por uma média ponderada - com mais valor para seus líderes e um pouco menos para os demais - das pessoas que trabalham. De fato uma companhia não possui identidade própria, ela é reflexo da atitude de seus membros. Um país, da mesma forma, se constrói a partir da personalidade de seus habitantes.

Portanto, devemos primeiro batalhar por vitórias individuais para depois conquistar vitórias públicas. O aprimoramento de cada um de nós se refletirá numa nação mais justa, mais atuante e com mais oportunidades. Se desejamos melhorias concretas para o Brasil, primeiro é preciso que cada brasileiro olhe sinceramente para dentro de si e observe o que poderia mudar em seu comportamento, para tornar-se um cidadão melhor.

Agir corretamente e ter uma atenção especial para a melhoria contínua é um ato imprescindível para o desenvolvimento pessoal, e por conseqüência, de uma pequena, mas significante parte do nosso Estado. O progresso deve começar nas pequenas unidades do todo, e estas são cada um de nós mesmos.

2. Responsabilidade sócio-ambiental

A preocupação com as pessoas e com o meio-ambiente em que vivemos tornou-se cada vez mais importante nos dias de hoje. Vivemos em um mundo globalizado, onde as relações são sistêmicas. O que fazemos com as pessoas que estão ao nosso redor e com a natureza, reflete-se em todas as partes da sociedade. Boas ações acabam se reverberando por todos os cantos do planeta.

Engajar-se em algum projeto social ou ecológico que você acredite, além de estar contribuindo para a construção de um mundo melhor, é um ótimo laboratório para se treinar liderança, trabalho em grupo e comprometimento.

As pessoas que têm esse tipo de atitude tornam-se mais conscientes deste pensamento sistêmico e fazem com que a mais poderosa arma que possuímos - uma sociedade civil organizada - se volte mais para realizações nestas áreas.

Todos devem caminhar de mãos dadas para o bem das pessoas e da natureza.

3. Foco em execução e resultados para a defesa dos interesses dos brasileiros

O brasileiro tem que deixar de lado um pouco a sua altíssima individualidade e começar a pensar mais no todo, agir mais por este lindo país que nos proporciona tantos momentos maravilhosos. Precisamos aprender a pensar em um projeto de união e de melhoria de toda a Nação, refletir e atuar mais pelo coletivo, o que acabará invariavelmente auxiliando o individual.

Em nossa sociedade, com forte influência cristã, o termo lucro parece soar pejorativo. Dizer que a empresa ou o país quer crescer economicamente pode parecer exploração da classe mais baixa. Deixemos de lado essa crença que tanto nos prejudicou.

Notemos que foi justamente o foco em resultados e a boa aplicação da gestão empresarial, voltada para a execução, que tornou os Estados Unidos uma potência mundial. Não desejamos copiar a sua fórmula, pois sabemos que nosso povo é diferente e que possui características peculiares. No entanto, percamos essa mania advinda dos Europeus (principalmente Franceses, que acabaram influenciando os nossos colonizadores Portugueses) de muito discutir e pouco fazer. Isso se multiplica ainda mais nas altas esferas do poder público. Vamos agir e realizar para ver a Nação melhorar.

4. Ampliação da auto-estima brasileira a partir do reconhecimento mundial

Moramos no país mais lindo do planeta e temos o povo mais contente do mundo. No entanto, onde anda nossa auto-estima?

É importantíssimo que, para construirmos um novo Brasil, tenhamos coragem para mudar. No entanto, para operar transformações profundas é necessária muita confiança, que se conquista com forte auto-estima. O patriotismo brasileiro é sempre deixado de lado e aparece quando a seleção de futebol vai a campo. Uma valorização maior do país é fundamental para que ele se desenvolva.

Quando nos engajarmos em movimento de melhoria pelo país, acabaremos por conhecê-lo e amá-lo mais e nos orgulharemos cada vez mais de sermos brasileiros.

Agindo e melhorando

Se valorizarmos mais o que temos, vamos agir mais por isso e construir o Brasil dos nossos sonhos. Cada um deve estar ciente da sua importância neste processo e deve agir para isso.

Sonho com o Brasil no grupo das grandes potências e com oportunidade de realização para todos os seus habitantes, gostaria muito que você sonhasse e agisse comigo. Afinal, podem me achar um sonhador, mas talvez eu não seja o único...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas