Os dois lados para a realização dos objetivos




Para chegarmos ao pleno potencial na realização de nossos objetivos, devemos observar como estamos lidando com duas atitudes fundamentais do ser humano:

Extroversão

A capacidade que temos de nos projetarmos para fora de nós mesmos e interagirmos com o meio é algo de fundamental importância para a concretização de objetivos. A extroversão, quando bem trabalhada, gera disposição, motivação e ótima capacidade de relacionamento com outras pessoas.

A vitalidade e energia exacerbadas que essa habilidade proporciona, são essenciais para darmos continuidade às ações que nos levarão aos nossos objetivos. Lembremo-nos que realizações são frutos de ações continuadas e isto só acontece quando há força suficiente para mantê-las.

Desde a época em que vivíamos nas cavernas, os seres humanos se reúnem em grupos para desempenhar funções mais elaboradas. É inegável que sejamos um animal social, que necessita dessa interação para viver bem. Dependemos de outros parceiros da mesma espécie para alcançar nossos objetivos. A quantidade de realizações que você conseguirá concretizar está diretamente ligada à quantidade de aliados que você possui nas diferentes áreas da sua vida.

O extremo da extroversão, como todo o radicalismo, não é benéfico. A pessoa que projeta todos os seus anseios e expectativas nas outras acaba sempre se frustrando, pois não vive a sua vida e sim a de outros. Esta atitude acaba gerando excesso de ansiedade que, quando protelada, leva a estados de depressão.

Por tanto, a melhor atitude a tomar em relação à extroversão é ser você sempre, respeitando seus valores e princípios mais íntimos. Eles são reflexos da consciência mais pura que habita dentro de nós e que é o nosso verdadeiro Eu. Paralelamente, você deve trabalhar para conquistar cada vez mais aliados, eles serão imprescindíveis na sua jornada pela vida e aumentarão o seu prazer de viver. Os amigos são geradores de boa parte de nossa felicidade.

Introversão

Nascemos com a propriedade da imaginação e com a necessidade de, vez por outra, mergulharmos nesse mundo lindo e vasto que é o universo interior. Essas atitudes introspectivas são inerentes a todos os seres humanos, mais desenvolvidas em alguns que em outros. Saber voltar-se para dentro e conhecer-se mais a si mesmo é atitude imprescindível para aquele que deseja a concretização de seus sonhos.

A imaginação contribui muito para as realizações, pois quando você consegue se visualizar fazendo o que deseja já está bem perto de concretizar isto. Uma pesquisa feita com atletas de alta performance, líderes em seus respectivos esportes, mostrou que todos eles, sem exceção, se visualizavam vencendo antes das competições.

Boa parte das frustrações que ocorrem nas jornadas para as concretizações vem obviamente de falhas de nós mesmos, embora queiramos sempre achar um culpado pelos nossos fracassos. Nossos defeitos e virtudes se refletem em qualquer trabalho que exerçamos. Saber observar-se e aprender com seus erros, para melhorar como pessoa, aumenta a sua capacidade realizadora. Esta atitude está totalmente ligada à sua propriedade de voltar-se para dentro.
Conhecer-se mais, a partir de auto-observação, gera confiança em si, pois sabendo exatamente o que queremos, teremos mais capacidade de manter ações disciplinadas e constantes até a concretização de tudo o que desejamos.

A quantidade de informações que o mundo gera nos dias atuais tem atrapalhado a introspecção. São muitos estímulos, sempre gerando mais extroversão. Dizem as estatísticas que a quantidade de dados disponíveis dobra a cada ano e que, se continuarmos assim, dobrará a cada 90 dias até 2020. Tanta informação importante faz com que nossos sentidos estejam cada vez mais aguçados para captar tudo o que o mundo nos traz.

Claro que isto traz conseqüências e nem sempre elas são saudáveis. Excesso de informação é igual a excesso de dispersão, que dificulta o nosso foco e cada vez mais nos afasta daquilo que realmente somos. Nos distancia daquela maravilhosa sensação, poucas vezes experimentada, de voltar-se para dentro e de não desejar mais nada, simplesmente estar consigo.

O excesso de introspecção também deve ser observado para não gerar uma personalidade com dificuldade de interação com outras pessoas e que não comemora as vitórias da vida, reduzindo assim o estimulo para mais e mais conquistas.

A harmonia das duas partes

Como diz meu amigo Robert Wong, ´´O sucesso está no equilíbrio´´. Na habilidade de equalizar essas duas funções psicológicas:

Extroversão - que nos manterá motivados, com a energia lá em cima e com uma quantidade enorme de parceiros para nos apoiar e;

Introversão – que proporciona o autoconhecimento, o foco e ações executadas de forma constante e disciplinada, sem perdermos de vista o que queremos, que possibilitará a colocação de cada tijolo na concretização dos nossos objetivos.

A extroversão pode ser comparada à comemoração e alegria de um gol, que de tão contagiante nos estimula a querer repetir tal experiência. Essa dádiva, no entanto, só acontecerá com a sua contraparte, a disciplina tática e o empenho, simpáticos à introversão. Observe-se mais para perceber quais dessas duas capacidades você precisa melhorar para antes de tudo ser uma pessoa mais completa e depois realizar tudo o que deseja.

Comentários

  1. Querido Dani,

    Tudo bem?
    Adorei o artigo. Ainda continuo tentando equalizar as duas partes.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Excelente mesmo! Essa aqui está ótima.
    Uma bela coluna para a LEVEL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas