O cerne da mudança

A única propriedade constante da vida é a mudança e quando ela para, a vida perde sua intensidade. O fluxo contínuo que gera a existência faz com que ela seja uma eterna transformação.

Acompanhando essa qualidade inerente ao ser humano, muito se pesquisou sobre mudanças dentro de grandes corporações. As opiniões como sempre são as mais variadas e discrepantes. Cabe aqui uma observação sobre o cerne de toda e qualquer modificação. Para sabermos como atuar com mais eficácia nesse assunto, precisamos entender profundamente qual é a energia motriz daquilo que queremos melhorar.

Uma empresa tem como principal força motriz o seu capital monetário e humano, portanto uma grande modificação dentro de uma organização vai depender diretamente do poder que esses dois recursos tiverem dentro do processo. Uma empresa com muito dinheiro poderá fazer grandes alterações até mesmo em seu core bussines, alocando capital financeiro para isso. Outra empresa que não tenha esse recurso abastado, mas que tenha coesão em suas equipes, poderá obter o mesmo sucesso sem despender tanto dinheiro. O foco para uma mudança eficaz deve ser aquilo que movimenta o que queremos modificar.

Uma equipe é formada pela união de dois ou mais membros em prol de um único objetivo, portanto a força motriz das equipes é sua capacidade de agir de forma conjunta. A velocidade de mudança de uma equipe depende diretamente do comprometimento que todos têm com o propósito, de tal forma que consigam pensar mais no coletivo do que no interesse particular.

O artista tem na criatividade a principal manifestação expressada. A capacidade de passar de uma arte para outra, por exemplo, da escultura para a pintura, dependerá diretamente da sua quantidade de inventividade. Para que isso aconteça é imprescindível que ele se mantenha inspirado e com a sua criatividade em alta, afinal a criatividade é o que move a sua manifestação.

O ser humano tem como principal energia a sua vitalidade. Toda e qualquer modificação que esse quiser processar dependerá diretamente do bom funcionamento do seu corpo, emoções e mente. Para alterarmos velhos condicionamentos precisamos de muita força de vontade e esta vem com um superávit energético que somente um indivíduo saudável consegue alcançar. Uma pessoa com pouca energia ou com um alto desgaste devido ao stress não conseguirá substituir velhos hábitos por novos, mais inteligentes e saudáveis. Caso esse indivíduo queira se aprimorar, deve primeiro aumentar a sua quantidade de energia biológica, que é a força que o mantém vivo, para depois melhorar-se.

Dependemos da mudança para nos aprimorarmos, poderíamos mesmo dizer que dependemos dela para viver. Se quisermos otimizar nossa capacidade de melhorar constantemente, precisamos conhecer profundamente o que vamos modificar e depois atuar com eficácia no ponto exato que causará transformações mais rápidas e perenes.

A última observação em relação à mudança fica por conta de nossa ilustríssima escritora Lya Luft que em sua belíssima poesia professa: ``...Mude sempre mas lembre-se que a direção é mais importante que a velocidade.

Comentários

Postagens mais visitadas