COMO CONHECER UMA CIDADE


Dizem que a melhor forma de conhecer uma cidade é por meio das pessoas que nela vivem. Não sei se concordo. Quando chego numa desconhecida, gosto mesmo é de me perder por ela. Observar tudo em torno e não falar com ninguém. É me perdendo que vou conhecendo. Jogo com o imprevisível e descubro o que não esperava conhecer. O que me atrai é o concreto - ruas, construções, monumentos ...

Eu consigo entender mais os habitantes de uma região pela vibração do lugar do que conversando com eles. Cada cidade possui sua peculiar “sensação no ar”, já não mais percebida pelos seus moradores. Ela é fruto das experiências acumulativas de todos que os que vivem e viveram por ali e melhor captada por quem é de fora. Uma espécie de inconsciente coletivo do lugar. 

Talvez seja isso que busco quando chego num lugar novo. E essa sensação me marca tanto que muito tempo depois ainda consigo trazê-la de volta à minha memória. Basta ouvir uma musica que escutava quando estava por lá ou ver algo que me remeta ao local que volto a senti-la.

Conhecer uma cidade é compartilhar não apenas com um pequeno grupo de moradores que você possa ter conhecido, mas com todos que moram ou que moravam ali, por alguns dias fazer parte de suas vidas, captando suas sensações e somando ao ambiente as experiências pessoais que você vivenciou naquela parte do mundo.




Comentários

Postagens mais visitadas