Amit Gô Swami em São Paulo

Numa semana repleta de eventos relevantes na cidade de São Paulo, ontem foi o dia de colher um pouco do conhecimento do grande físico quântico Amit Gô Swami. Para quem não conhece, este indiano ficou mundialmente famoso ao expor seus ensinamentos no filme What the bleep do we know?, que no Brasil saiu com o infeliz nome de Quem Somos Nós?

Em suas experiências de laboratório, Amit tenta deixar cada vez mais evidente, algo que a antiga filosofia naturalista de seu país chamada Sámkhya havia descoberto por empirismopelo menos 5000 anos, que a consciência, ou Púrusha na nomenclatura filosófica, é o que está por trás de toda a manifestação. Esta consciência pode até parecer intangível, mas inegavelmente está o tempo todo presente em nós. Pois como diz a escritora francesa Madame de Stael, “A voz da consciência é tão delicada que é fácil ignorá-la. Mas também é tão clara que se torna impossível iludi-la”. Na visão Sámkhya, além de participar da manifestação da realidade, ela é o nosso verdadeiro EU.

Em seu livro O Universo Auto Consciente, Amit expõe diversas experiências científicas que conseguem provar esta teoria. Inclusive esse trabalho inspirou o artigo
http://www.assimfaloudenardi.com/2008/05/filosofia-de-uma-cincia-materialista.html e que iluminará muitos outros.

Fico satisfeito de ver que a ciência começou a acordar, inserindo-se cada vez mais em profundas questões existenciais que, não por acaso, sempre demandaram muita atenção do Homem. Ela será sempre bem vinda se conseguir contribuir para a nossa felicidade.

Comentários

  1. Ahh.. sei lá onde foi esse encontro, mas se eu soubesse, tinha ido contigoo.. esse cara é realmente d+. Dani, que vergonha não nos vermos há tanto tempo... vou te procurar na semana. Beijinho, Aline.

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel,

    Sou a Dora, sádhaka, da Unidade Anália Franco.

    Agosto do ano passado participei de um encontro com o Dr. Amit, aqui em São Paulo.

    Amei! Ele induziu uma vivência, onde o objetivo era provar a existência de Deus!

    Simplesmente Orgástico o evento.

    Porém, muitos físicos presentes, saíram, protestando... eles queriam provas "palpáveis"...rs

    Entre outros temas, discorreu sobre as confusões que as pessoas fazem, a respeito do filme O SEgredo...

    Esse homem é um must.

    Li alguns capítulos do livro janela visionária, onde ele descreve os vários graus de samádhi.... mahávilhoso!!
    beijões

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas