Todos pela educação



O movimento TODOS PELA EDUCAÇÃO mostrou sua força nestes últimos dias. Praticamente todos os canais de TV e emissoras de rádio apresentaram publicidades dessa mega campanha que, liderada por nomes do setor privado como Viviane Sena, José Roberto Marinho, Jorge Gerdau e outros, tentará bater audaciosos objetivos atestados em documento firmado junto à UNESCO. Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 metas específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados mensuráveis, que devem ser atingidas até 7 de setembro de 2022:
Meta 1. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
Meta 2. Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
Meta 3. Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
Meta 4. Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.
Meta 5. Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
Este é mais um exemplo de que a incapacidade do Estado de em cumprir suas obrigações mínimas (saúde, segurança, justiça e educação) praticamente obriga o setor privado a se responsabilizar por serviços que seriam seus. A campanha me dá esperança por ver que começamos a priorizar ações que realmente farão a diferença.
Como aprendemos no mundo corporativo, quando vamos começar um projeto, devemos buscar a referência do mercado. Em termos de educação, a Índia tem muito a ensinar, pois, o segundo país mais populoso do mundo (perdendo apenas para a China) é hoje o benchmark da educação em massa. Produzindo sem recursos abundantes uma verdadeira revolução educacional com seus jovens, e tornando-se exportadora dos mais variados serviços, com destaque para o mercado de T.I. (tecnologia da informação).
No processo de aprendizado, seja para um jogo de bolita ou à neurocirurgia, é necessário que se admire ou que pelo menos se respeite aquele que ensina, caso contrário, nenhum conhecimento será incorporado. E é justamente esta falta de valorização daquele que transmite o conhecimento o maior problema da educação brasileira. De maneiras diferentes, essa dificuldade assola tanto as escolas públicas quanto as privadas.
Nos colégios onde o ensino é pago, de uns anos para cá, preocupando-se apenas com os resultados financeiros, seus diretores passaram a esquecer que alunos são aqueles que devem aprender, e numa inversão de valores, transformaram-nos em clientes. Este fato tem prejudicado demais o aprendizado, uma vez que a relação cliente-prestador de serviço não tem semelhança alguma com a relação mestre-díscipulo. Na primeira, reza a infeliz frase do marketing “o cliente sempre tem a razão”. Mas como terá sempre a razão alguém que está ali para aprender? Neste panorama, os mimados alunos, ganham tudo o que pedem e estão mais preocupadas em exigir mordomias do que em valorizar aqueles que vão à frente do quadro negro transmitir o ativo mais importante da nossa Era, o conhecimento.
Agora o que dizer do ensino público, no qual os professores ganham tão pouco que não conseguem desenvolver um mínimo de auto-estima que lhes confira respeito diante da turma. Além do mais, com a violência cada vez mais presente nas classes mais baixas, o poder da ameaça de um aluno delinqüente fará o docente tomar qualquer atitude que o “aprendiz” desejar. Quem sabe possamos nos inspirar nos Indianos e ver um pouco de luz no fim do túnel para sair dessa complicada situação.
O respeito ao mestre é algo muito presente em toda a cultura oriental. Basta ver os inúmeros filmes de artes marciais ou de mestres de filosofia que transmitem ao discípulo sua sabedoria sem aceitar questionamento algum por parte daquele que aprende. Na Índia há tamanha reverência aos que ensinam, que o termo guru, que designa professor de qualquer matéria, foi trazido para o ocidente de maneira deturpada. Isso aconteceu pelos ocidentais acharem que um professor de matemática, música ou de contabilidade que fosse tratado de maneira tão respeitosa não deveria ser apenas um professor, mas quem sabe, um guia espiritual. Pronto, com essa confusão feita, de guia espiritual a charlatão foi um passo.
Mas por lá, a veneração ao docente é tanta que a própria divisão de castas pôs acima de todos os brâhmanes, representados por sacerdotes, filósofos e professores. Os que ensinam eram hierarquicamente superiores à casta dos shatriyas formada pelos governantes e militares que era seguida pelos vaishyas, comerciantes e agricultores e pelos shudras, os artesãos, os operários e os camponeses. Isso gerava um enorme respeito pelos professores, o que facilita demais o aprendizado.
Como vimos não foi nenhuma técnica revolucionária de docência ou altíssimos investimentos que fizeram dos indianos, depois de priorizarem a educação, grandes exportadores de conhecimento, e sim algo muito simples que deve ser base comportamental de qualquer nação que deseja se destacar na Era da Informação, o respeito ao professor e conseqüentemente a valorização do conhecimento. Se a campanha brasileira, ao invés de simplesmente alardear que todos são responsáveis pela educação, conscientizasse a população da importância do professor em nossas vidas, seus resultados seriam muito mais expressivos.

Comentários

  1. Tive o privilégio de receber o seguinte e-mail da Viviane Senna que é uma das princiais coordenadoras desse projeto. Compartilho com você leitor.

    Obrigada Daniel pelo artigo que você nos enviou. Ele está muito bem redigido. Você escreve muito bem. Parabéns pelo texto e pela contribuição.


    Um super abraço,

    Viviane Senna

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  2. A valorização daquele que transmite o conhecimento é a chave para para um salto evolutivo na educação através do respeito, elevada consideração, abertura de oportunidades tanto para a população quanto para aqueles dedicados ao magistério.

    Parabéns pelo texto,

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  3. Muito dos problemas de nosso país tem raízes na mentalidade das pessoas!

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  4. Daniel,
    Parabéns pelo artigo, ficou excelente! Fico muito feliz em ver os frutos que começas a colher.
    Parabéns!
    Grande abraço,
    Nandão

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  5. Excelente retrato da educação!!
    Sigo esperançosa por esta mudança radical. E o texto vai para o mural da escola!!
    Beijinhos com admiração.

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