Você está louco!



Muitos amigos e leitores do blog haviam me indicado a leitura deste livro do nosso conterrâneo Ricardo Semler. Ele é mais um exemplo de brasileiros que fazem muito sucesso pelo mundo e que têm pouco reconhecimento por aqui. Mas esquecendo nossa capacidade de desdenhar talentos nacionais, eu realmente me identifiquei muito com a forma de agir e pensar do autor.

Semler alcançou o que sempre sonhei, exportou conhecimento do Brasil vendendo mais de 2 milhões de livros nos 134 países que foi publicado, sendo bestsellers em 16 deles, ministra palestras nas principais universidades do mundo e dissemina sua mensagem aos quatro cantos do planeta. Se você nasce nos Estados Unidos, isso nem é tão difícil de se ver, mas vindo ao mundo aqui, acho que ele deve ser o primeiro no mercado corporativo.

Com Semler, (com quem ainda pretendo sentar para tomar um café um dia e jogar conversa fora) confirmei idéias que tinha e que se tornaram, a partir da leitura do livro, conhecimento sedimentado.

  1. Que dinheiro nas mãos de pessoas lúcidas só traz benfeitorias ao mundo. Dinheiro é como uma energia, assim como o fogo, que quando bem usado cozinha a nossa comida e nos protege do frio, mas na mão de um maníaco pode fazer vítimas. Com o que ganhou em suas empresas, Semler construiu uma escola de ensino revolucionária, montou uma think-tank para pensar no Brasil a longo prazo e resolver os nossos principais problemas, internacionalizou seus negócios e participou da construção de projetos de proteção ambiental como o S.O.S. Mata Atlântica.
  2. Que a aquisição de cultura e conhecimento nos dilata a consciência, possibilitando uma visão de longo prazo e também uma atenção maior para assuntos de interesse comum como a política. Segundo Ricardo, é por isso que a elite brasileira é tão indiferente à administração pública e nada faz para mudá-la. A grande maioria preocupa-se apenas em gastar em vida a fortuna que acumulou.
  3. Que se você confiar nas pessoas que trabalham na sua equipe, compartilhando com eles poder, decisões, obrigações e resultados, todos se comprometerão mais e farão juntos o negócio crescer bem acima das médias do mercado. Essa estória é melhor retratada no seu primeiro livro Virando a própria mesa que permaneceu 4 anos na lista dos mais vendidos da revista Veja.
  4. Que se você for determinado, quase obsessivo, poderá realizar qualquer coisa que deseja. depende da sua vontade e da constância nas ações. Ricardo fez desde peça de teatro, estrelada por Raul Cortez até alpinismo no Everest.

O livro relata dezenas realizações bem-sucedidas chegando ao ponto de passar pela sua cabeça que Ricardo Semler é melhor que o Chuck Norris, mas a leitura vale muito a pena.


Comentários

  1. Oi Dani!
    Sabia que você ia se inspirar com esta leitura como eu gostei.
    Vale a pena quando passar no Instituto Lumiar em Sp e ver outraes formas muito interessantes de educação.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas