Melhor best-seller adaptado

O período que precede o Oscar traz para as telas os melhores espetáculos cinematográficos. Isto fica ainda mais evidenciado por suceder as fracas semanas que temos antes do Natal. Nas quais, apenas as crianças conseguem se divertir com os filmes. Segue nossa análise dos três best-sellers que recentemente foram transformados em filmes e suas respectivas colocações para o conjunto livro-filme. Todos eles valem o ingresso, no entanto, do menos bom para o melhor temos:

3º O caçador de pipas

Nãocomo desvincular o sucesso deste livro com a necessidade que os Estados Unidos têm de mostrar ao mundo que fizeram uma grande caridade ao expulsar os Talibãs do Afeganistão. Sem esta guerra, provavelmente o afegão Khaled Hossein seria mais um desconhecido autor. Afinal, sua obra não possui nenhum estilo literário capaz de destacá-lo por mérito próprio.

Marc Foster, que também dirigiu o premiado A Última Ceia, fez um excelente trabalho na direção desta adaptação. Mesmo sem tirar nem pôr nada da história original, conseguiu tornar o filme bem atraente. O ponto alto são as belíssimas filmagens das batalhas de pipas que sobrevoam a pobre, mas bela Cabul tendo os Himalayas como pano de fundo.



2º O amor nos tempos do cólera

Florentino Ariza, principal personagem do romance de Gabriel Garcia Márquez que leva o mesmo nome do filme, vem ao cinema mostrar sua ansiedade pela longa e angustiante espera que durou décadas na esperança de reaver o grande amor de sua vida, que lhe foi tirado quando era adolescente. O escritor colombiano é um dos principais expoentes do realismo fantástico, movimento cultural que contrasta o desenvolvimento tecnológico da América Latina, com a forte cultura de superstição e preconceito que assolam esta terra. O livro retrata as mais impossíveis loucuras que o ser-humano é capaz de fazer para viver um grande amor.

O filme está muito bem feito, os personagens da mágica e sensual cidade de Cartagena, na Colômbia reforçam a cultura altamente repressora que eles viviam, mas infelizmente se manifestam em inglês ao invés do original espanhol. Quando lemos o livro, torcemos por Fiorentino em dois aspectos. No primeiro para que ele tenha vida longa para conseguir em vida ter novamente em seus braços o seu grande amor. no segundo, para que o Doutor Juvenal Urbino morra o quanto antes permitindo que sua esposa, Firmina Daza, caia novamente nos braços de Fiorentino.

A meu ver, o roteirista cometeu um erro grave ao expor no início do filme a morte do doutor nos deixando apenas na expectativa de que Fiorentina vença com os preconceitos de sua sociedade e viva um amor que se interrompeu por mais de 50 anos.

1º Desejo o Reparação

O livro de Ian McEwan chama-se apenas Reparação e trata-se da mais expressiva obra desse gênio da literatura inglesa. Ele acreditou tanto no sucesso do filme que entrou como diretor executivo (investidor) e certamente obteve muito retorno do seu capital por ter vencido o Globo de Ouro de melhor filme.

O escritor é considerado mestre em traduzir em palavras, os estados psicológicos dos seus personagens. Nãocomo discordar disto, no entanto para mim, McEwan merece outro mestrado, o de desconstrucionista do tempo. A forma como ele traz o passado ou projeta o futuro é tão bem feita, que em seus romances o tempo se altera constantemente sem que ele precise avisar o leitor. O filme conseguiu traduzir isto de forma impecável. Os efeitos sonoros desta película também foram muito bem escolhidos de maneira a enfatizar as emoções dos personagens, característica marcante nos seus livros.

A história se passa antes e durante a segunda guerra e traz à tona a crueldade desta época, a insaciável saudade que assolava os amantes afastados pelas batalhas e a vontade ilimitada que temos de reparar nossas atitudes quando sabemos que agimos de maneira errada. Para nós, Desejo e Reparação merece além do Globo de Ouro o Oscar deste ano.

Comentários

  1. Olá, Daniel.

    Gosto muito do seu blog, sempre faço uma visita.
    Achei interessante sua critica sobre o filme "O caçador de pipas". Pois adorei o livro, fiquei curioso em ver o resultado em pelicula.
    Coloquei um link do seu blog no meu, tudo bem?
    Falar nisso estou lhe convidando para fazer um visitinha no meu, sinta-se em casa.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas