Apenas um pedido à Globo



A constituição dos Estados Unidos foi fortemente influenciada pela famosa obra de Adam Smith, A Riqueza das Nações. O que os dois tratados têm em comum é a valorização da capacidade do indivíduo de realizar algo de produtivo para si e aumentar por conseqüência a riqueza de todos que estão a sua volta. Ayn Rand, famosa escritora russa defensora da idéia acima chama isso de ´´virtude do egoísmo´´. Boa parte do sucesso do país mais rico do mundo se deve a influência dessa ideologia em seus habitantes desde a sua independência. Lá o resultado lícito é visto com bons olhos pela população e todos lutam por isso.

Quando pensamos em termos de riqueza e prosperidade, agimos também nessa direção. Não pararemos de lutar até que grandes obras se concretizem, passando do plano mental para o físico. Note a forte influência que as idéias têm em nossas vidas. Elas moldam o nosso comportamento. Tornar-se rico ou pobre dependerá diretamente do pensamento embrionário que molda suas crenças e ações.

Hoje temos no Brasil um meio de comunicação que exerce um poder incrível sobre toda a população. As novelas influenciam a forma de pensar de quase todos os brasileiros. Temos, portanto nelas, uma incrível ferramenta para melhorar a riqueza e posteriormente a qualidade de vida de toda a nação.

Dependendo de como esse programa de tevê encare o acumulo de patrimônio isso direcionará o país para a prosperidade ou o manterá patinando no subdesenvolvimento.

O que sugiro aos produtores de novela é que, se desejam ver o Brasil como um Estado de riqueza, deixem de lado essa imagem, que sempre é passada nas novelas, que para se vencer na vida é preciso roubar, mentir ou passar os outros para trás. Isso cria naqueles que têm bons princípios uma repugnância à prosperidade, pois esta é vista como um rompimento da boa conduta. E aquele que gera riqueza honestamente é tido como alguém que prejudicou a outros e que por isso sustenta status. A novela mostra também que os ricos sempre tratam os mais simples de uma forma ruim, o que é uma generalização perniciosa.

Podemos, através dessa ferramenta, mostrar à população que é possível alcançar prosperidade de forma justa e sendo assim todos lutarão por isto. O gerador de riquezas passará a ser visto como um exemplo a ser seguido. Criaremos dessa maneira um novo modelo mental para a prosperidade. Passaremos a ver o resultado com mais valor.

Os que não cumprem as leis devem ser punidos, mas não deixemos de reverenciar aqueles que alcançaram lucros justos e que lutam diariamente por um Brasil melhor.

Comentários

  1. Quero ser Atriz.

    Nome:Tyolanda Franco.
    Vive:Luanda-Angola
    Rua:Ingombotas(Muto)
    Contactos:926466190
    Email:tyo_one@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas