A Evolução Francesa




Que prazer acompanhar a eleição Francesa. Ver que a poucos dias de escolher quem assumirá o governo um terço dos franceses ainda não havia optado por nenhum candidato. O melhor é saber que essa indecisão não vinha da falta de esclarecimento, mas porque os franceses procuram realmente saber o que cada candidato se propõe a fazer. A venda de livros sobre os futuros presidentes e suas propostas é enorme. Aquele que ganhar a eleição terá uma aprovação muito grande, pois ele foi escolhido com convicção surgida da compreensão.


Fico imaginando quando os brasileiros vão se dar conta de que governo não é tudo igual. Que dependendo de quem for para o poder vai mudar muita coisa na vida de todos nós. Governo é como a direção de uma empresa, se ela tomar decisões acertadas a instituição cresce e prospera. Se isso ocorrer ela acabará contratando mais gente e pagando melhor os funcionários que estavam no início do processo de desenvolvimento. Governo com boas diretrizes irá produzir resultados positivos. Caso ele não tenha noção gerencial vai prejudicar todas as pessoas que habitam sua terra produzindo resultados pífios.


Quando escolhemos alguém para qualquer cargo político estamos optando por uma instituição que recebe pelo menos 25% de todo o nosso dinheiro. Você daria um quarto do que você ganha a uma prestadora de serviços que você não conhece? Tenho certeza que ninguém faria isso. Você optaria para a que tem melhor qualidade. O mínimo que você faria, seria conhecer quais são os serviços que essa empresa presta e qual o seu histórico no mercado. É muito dinheiro para você desperdiçar sem nenhum cuidado.


Entretanto quando se trata de escolher políticos é exatamente assim que os brasileiros agem. Não se importam em nada com isso achando que pouco podem fazer para mudar o quadro que lhe desagrada. Podemos fazer muito sim, nós somos os clientes e os patrões dos governantes. Eles nos devem explicações e empenho em sua tarefa de fazer o Brasil melhorar.
Empresas se movem quando os compradores mostram insatisfação por seus produtos não os adquirindo. A partir disso ocorre uma revolução dentro da companhia para se reconquistar espaço e satisfação dos clientes. Votar é como comprar um produto ou serviço. Você está escolhendo quem vai decidir por muitas coisas na sua vida.


A primeira coisa que você deve fazer é saber que serviços são esses. Isso se faz conhecendo a proposta dos candidatos. Num segundo momento caso eles não cumpram com o que foi prometido pressione, aja, reclame, ligue para eles (encontramos facilmente o telefone do gabinete de qualquer parlamentar na internet). Assim como uma empresa age quando sofre queda nas vendas os políticos mudam quando recebem pressão da população. Eles precisam saber da insatisfação do povo, saber que este tem consciência do que eles se propuseram a fazer. Portanto nós precisamos mostrar isso.

Somente quando nós formos ouvidos teremos orgulho de viver em um país realmente democrático, já que tanto nos inspiramos nos franceses para as artes, filosofia, literatura copiemos também a evolução que eles conseguiram na participação política de sua população.

Comentários

Postagens mais visitadas