Consciência Política

Toda mudança precede uma tomada de consciência, com ela vem a vontade de aprimoramento. O fumante para com seu vício apenas quando percebe que aquilo faz mal para ele. Toma consciência de algo que está lhe incomodando e age para modificar.

Muito se fala sobre melhorar o país, mas pouco fazemos para efetivamente gerar alterações positivas. Por incrível que pareça coisas muito simples podem nos ajudar muito.

Brasília produziu no Brasil um grande afastamento do povo em relação às decisões tomadas por nossos políticos. Isso é péssimo, pois o povo se tornou passivo a toda tomada de decisão que ocorre por lá. Governo não é tudo a mesma coisa. Quando este toma decisões acertadas vai produzir efeitos positivos, se decidir erroneamente prejudica a todos nós. Devemos, portanto de alguma forma poder interferir nessas decisões.

Algumas ações simples que estão ao alcance de todos e que vão ampliar a sua consciência política fazendo com que dessa forma saibamos como mudar a gestão do nosso território.

1.Conheça Brasília, é ínfima a quantidade de pessoas que conhecem nossa capital. Não me recordo de nenhum país desenvolvido onde isso também aconteça. Visite a câmara, o senado o palácio do planalto, cumprimente políticos e fale do seu interesse pela boa administração do nosso país. Dessa forma você estará estreitando a distância entre você e as decisões do país, além do mais a arquitetura de Niemeyer por si só já vale o passeio.

2.Participe de fóruns políticos. Posso sugerir com conhecimento de causa o Fórum da Liberdade, que acontece em Porto Alegre/RS sempre no mês de abril. Participo desse evento todos os anos. Lá são expostos os principais problemas brasileiros e apresentados modelos de governos e práticas que produzem bons resultados. Esses fóruns nos dão uma noção para podermos avaliar melhor as decisões que são tomadas pelos nossos políticos.

3.Adote um parlamentar. Os políticos são pessoas como nós e estão sujeitos a erros e a pressões. O telefone do gabinete de qualquer deputado ou senador é facilmente encontrado na internet. Ligue, acompanhe e aja.

Somente com uma população mais consciente politicamente é que conseguiremos produzir resultados que nos levarão ao desenvolvimento sustentável.

Comentários

  1. Concordo plenamente. Fui a Brasília apenas duas vezes, mas pude sentir a vibração da cidade. Precisa crescer e deixar de ser apenas "reduto de políticos".

    Abraço,
    Leonardo Spínola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas