"O inferno são os outros"

Jean-Paul Sartre em sua mais famosa peça para teatro intitulada Entre quatro paredes, apresenta um cenário no qual três pessoas vão para o inferno, este por sua vez não se trata de um local quente e repleto de seres diabólicos, mas de um aposento mal decorado com móveis antigos. Nesse ambiente nada acolhedor, as pessoas têm que conviver com os defeitos e diferenças dos outros e em um determinado momento um dos infelizes moradores desse quarto expressa uma das mais famosas frases da obra desse grande filósofo francês "O inferno são os outros".
Essa frase diz muito sobre a natureza humana. Desde os mais remotos tempos o homem foi condicionado a transferir as obrigações aos outros. No começo transferia a responsabilidade para a natureza, depois para Deus, para o senhor feudal, para o Estado, empresa, enfim cada momento para alguém e nunca para si mesmo. A própria filosofia de Sartre era baseada na responsabilidade sobre seus atos para se conseguir liberdade.
As artes marciais ensinam seus praticantes que quando a pessoa vai para um combate não está lutando contra o adversário à sua frente, na verdade ela faz uma batalha contra si mesma, contra seus receios, limitações e medos. A maior luta que podemos ter na vida é o duelo próprio que fortalecerá nossas qualidades e transformará também em virtudes aquilo que não temos de tão bom. Só há um desafiante e um desafiado nesse embate.
Quando um empresário abre uma empresa ele deve estar ciente que não serão os concorrentes os seus maiores obstáculos para o sucesso, mas será ele mesmo. Todos os seus defeitos e qualidades aparecerão nitidamente em sua empresa. Caberá ao empreendedor encarar a realidade nua e crua, enfrentar suas limitações e contratar pessoas que tenham as qualidades que ele não tem. Depois disso, é preciso baixar seu ego para que possa aprender as virtudes dessas pessoas. O mesmo acontece com todos nós, pois sabemos que outras pessoas têm qualidades que deveríamos adquirir, mas ao invés de nos espelharmos nelas ou pelo menos nessa qualidade, procuramos na outra pessoa um defeito para justificar a não ventilação do que ela tem de bom em nossa personalidade.
DeRose, importante educador brasileiro, deixa isso muito claro em apenas uma sentença "Supera-te a ti mesmo, antes de ao teu irmão". Se desejarmos crescer como seres humanos temos que parar de querer transferir a responsabilidade do que acontece conosco e passar a assumir que nossa vida segue o rumo que nós mesmos determinamos a partir de nossas ações.
Todo grande atleta compartilha com a sabedoria das artes marciais e sabe que ao encarar a competição ele está se desafiando mais do que aos outros. Porque um superatleta como o nadador Michael Phelps, a pessoa com mais pódios olímpicos da história, continuaria a treinar obsessivamente, se não fosse para superar suas próprias limitações?
Observe no seu dia-a-dia o quanto você age dessa maneira, tentando transferir a responsabilidade do que acontece com você para outras pessoas e assim dando a elas o pouco do livre arbítrio que você ainda lhe resta. Assuma o controle do seu destino. Mais sábio será seguir uma recomendação do próprio Phelps na qual ele diz "Não devemos nos impor tantos limites".

Comentários

  1. Oi, Daniel!
    Gostei muito deste texto. Tanto que o linkei num post do meu blog!
    Um forte abraço.

    Francisco von Hartenthal
    instrutordeyoga.com.br

    ResponderExcluir
  2. adorei como você desenvolveu suas idéias, além de muito bem escrito,o assunto é ótimo.

    ResponderExcluir
  3. achei bem bacana a sua idéia, mas não concordo muito com a fato que você só deve superar você

    ResponderExcluir
  4. Torço para que não pare nunca de escrever... saiba você que com certeza é um dos meus maiores incentivadores! E fora que se você parar de escrever, será menos uma referência para meus incessantes "laboratórios" ahahahah. Texto excelente!

    ResponderExcluir
  5. texto altamente reflexivo, adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana a sua forma de escrever!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas