O JOGADOR - DOSTOIÉVSKI



A cena acima é uma das mais marcantes de Amadeus (filme ganhador de 8 Oscars, que retrata a jornada do compositor austriaco Wolfgang Amadeus Mozart) no fim de sua vida, para pagar suas dívidas, o compositor aceita uma encomenda anônima para uma composição, enfraquecido pela febre reumática e não podendo escrever, pede ajuda ao seu "inimigo" Saliere e dita um requiém sem saber que havia sido encomendado pelo próprio Saliere para o funeral de Amadeus. O indignante nesta história é que Saliere se apropriou dos direitos do requiém e somente depois de algum tempo foi reconhecido por estudiosos como composição de Mozart pelas características sonoras.

A história do livro O Jogador, de Dostoiévski se parece um pouco com a do músico. Solitário, endividado, muito doente e tendo que sustentar a família do irmão recém-falecido, o escritor ditou, em 1886, este livro para sua secretária, Anna Grigórievna, com quem se casaria em seguida. Não deve ter sido tarefa fácil para Anna, afinal a mocinha do livro por quem o personagem principal é perdidamente apaixonado chama-se Paulina, mesmo nome da ex-esposa e eterno amor de Dostoiévski.

Dostoiévski é para mim o melhor dos renomados escritores russos (Tolstoi, Tchekov, Nabokov, nunca li Gogol, nem Turgueniev). Talvez por ele ter sido o primeiro romancista a tratar profundamente assuntos da psique humana como a angústia, melancolia, paranóia, etc. Não é a toa que Sigmond Freud foi um profundo estudioso do russo e considerou Os Irmãos Karamazov o livro mais bem escrito de todos os tempos.

Em O Jogador, diferentemente de Crime e Castigo ou Memórias do Sub-Solo que já começam com muita ação, o livro parece um pouco parado e enrolado no início. Entretanto há o aspecto do jogo valendo dinheiro que sempre mexe muito com as emoções humanas, inclusive o autor era assumidamente um viciado na roleta. Na história, uma tradicional família russa e alguns convidados estão hospedados num Hotel-Cassino todos com problemas financeiros aguardando a herança de uma tia-velha que está em Moscou no leito de morte. Quando menos esperam, a tia chega ao hotel e vira de cabeça para baixo a vida de todos, inclusive dos crupiês e hóspedes. A imprevisibilidades de suas ações fazem valer a leitura de cada página deste clássico da literatura mundial.
 

   


Comentários

Postagens mais visitadas